Arduino – criar um relógio

Para quem não leu o antigo projecto, o Arduino é um micro controlador que permite ligar vários dispositivos e os comandar com uma linguagem de programação própria que é “gravada” dentro do chip do Arduino. Os dispositivos podem ser leds, motores, sensores etc…

Sendo uma placa bastante pequena e barata, e existindo centenas de periféricos a preços aceitáveis, é uma excelente maneira de termos acesso à robótica caseira.

Este último mês estive de volta de mais um projecto que me derreteu o pouco juízo que tinha. Armado em engenheiro, convencido que sei muito disto, quando a realidade é bem diferente, tentei ir a outro nível. Acender uns Leds já não era para mim, meti na cabeça que tinha de dar um salto e fazer algo mais complicado. O resultado foi positivo mas a minha cabeça pede descanso por uns meses….

O pequeno projecto que vou relatar para um tipo de electrónica é um passeio no parque, mas para mim, esse passeio requer levar tenda de campismo, saco cama, lanterna, comida para 30 dias e estojo de primeiros socorros. É provável que dispare uma ou outra gaffe, mas não serão muitas, a realidade é que funciona e deixo o vídeo como prova.

Então o que me lembrei eu de fazer? Um relógio. Sim isso, aquela cena que dá horas e tal…  Mas não é ir buscar a hora ao relógio do PC. É construir um relógio e metê-lo a funcionar sem estar ligado a um computador e sem utilizar outro componente já com a função de horas. O meu último projecto tinha sido acender uns Leds e formar umas letras, se esse já me deu cabo da cabeça, este nem imaginam.

Ora então como fiz isto? Foi simples e complicado ao mesmo tempo. Simples na teoria, complicado na prática. Ora bem, o Arduino por si só não tem uma maneira de guardar as horas. O que fazer então? Temos que recorrer a duas peças presentes em praticamente tudo o que é motherboards. O RTC e Oscilador de cristais. Estas são pequenas peças presentes em milhões de circuitos em todo o mundo. Passo a explicar: basicamente o RTC conta o tempo que o Oscilador lhe dá. O RTC (Real time clock) é um pequeno chip de 8 pernos (utilizei um da marca Dallas) que conta e guarda o tempo. Mas conta o tempo? Calma, isto não é fácil nem de perceber nem de explicar. Vamos ao oscilador de cristais para ajudar a perceber. Este oscilador em quartzo é basicamente a mesma peça que temos nos nossos relógios de pulso. O Quartzo tem uma propriedade muito interessante. Quando lhe é aplicada voltagem, ele vibra sempre com a mesma frequência, neste caso: 2 elevado a 15 vezes por segundo (32.768 Mhz). O Oscilador de cristal tem um formato cilíndrico com mais ou menos 1 centímetro de comprimento e tem lá dentro uma pequena folha de quartzo. Está ligado a 2 dos pernos do RTC. Quando o RTC lhe aplica corrente, o Oscilador mete o quartzo a vibrar. O RTC conta o número de vezes que o quartzo vibra e quando chega a 2 elevado a 15, sabe que passou 1 segundo incrementando essa unidade de tempo à hora e data que tem guardado. Estas duas peças trabalham assim em conjunto, e lá está, uma dá a unidade de tempo e a outra vai contando-o (resumindo muitíssimo a teoria claro). Faltou aqui outro pormenor: é que cada vez que desligamos o sistema, a hora é perdida. O RTC tem de ser alimentado constantemente com corrente para não perder a hora, para isso usamos uma simples pilha. Antigamente os computadores usavam baterias soldadas na boards em vez de pilhas. Passado 10/15 anos derramavam, tal como acontecia com os condensadores. Hoje em dia a pilha (formato moeda) é mais fiável e permite ser substituída.

Continuando, com RTC, oscilador, pilha e usando o Arduino como controlador para isto tudo, tive condições de fazer um relógio. Mas, e como mostro as horas? Bom, ligado ao PC, posso ver as horas numa janela, mas isso não fica grande coisa, tem de ser autónomo do PC. Então, tive que arranjar um pequeno display, um LCD de 16 caracteres por 2 linhas. Custam cerca de 7 dólares, bastante barato e exactamente o que eu precisava. E como o fabricante dizia que funcionava com o Arduino, melhor ainda, perfeito.

Reuni as peças todas comecei a ler na Internet e vi logo que a coisa não era assim tão simples. O LCD necessitava de ser ligado com vários fios e para afinar o contraste da imagem tinha de meter um potenciómetro. Para ajudar à festa (que ainda não esta muito complicado) resolvi que para acertar as horas teria de ser via bluetooth com Android, sim porque eu tenho tendência para escolher tudo o que é complicado. Mandei vir de Hong Kong um pequenito circuito bluetooth para o Arduino de modo a poder aceder com o Android, e como? Bem tive que fazer o programa. Como já tinha trabalho que chegue, não me atirei para Java/Eclipse e optei pelo App Inventor para fazer o programa que é bem mais simples.

O circuito bluetooth tem 4 pinos, 2 para corrente e 2 para dados. No meio da salgalhada, ainda resolvi meter 4 pilhas de 1,5V com um interruptor para alimentar tudo. E agora soldar isto tudo? Pois é, foi uma tourada daquelas! Usei um circuito novo (breadboard impressa) para soldar os componentes. Alguns dos fios, os que vão ao Arduino, não soldei para poder usar o controlador para outros projectos.

O resultado final foi um relógio digital que mostra a data e hora num LCD e permite ser acertado via Android (telemóvel). Quando se desliga o sistema a hora é guardada.

De notar ainda que o Arduino tem de ser programado, o programa é bastante simples, onde fica bem mais complicado é a rotina para meter o RTC a trabalhar. Aqui não perdi mais tempo e fui buscar o código na Internet, ainda tentei fazer eu a rotina, mas…

Agora antes que comecem se é que já não começaram a pensar, “- mas para que raio serve isto”? Bom o que conta aqui é o gozo em fazer as coisas, em aprender e em criar. Óbvio que efeitos práticos são poucos, mas…. Posso dar uns exemplos: substituindo o Arduíno por um Arduíno construído por nós (será um projecto de futuro) o preço desce ainda mais, possibilitando fazer, por exemplo, um circuito para fazer disparar as luzes da casa a determinada hora por um preço muito baixo. Todo o esquema que falei aqui é necessário para se saber que horas são. Depois é juntar em relé, juntar código de alarme e fazer disparar a luz de um candeeiro. Mas sei lá, por exemplo, automatizar os estores da casa (juntando um motor e um relé). Reparem que com um Arduino podem fazer robótica sem necessitar de um PC para ser executado, precisam dele sim para passar o código para o Arduino, mas depois fica autónomo. De resto basta ter imaginação e uma boa dose de paciência.

Em termos de código, quem quiser, posso enviar, é só pedirem.

Para verem o vídeo deste tutorial clicar aqui.

Outros projectos Arduino:
Acender um candeeiro com o Arduino/Android

 

Autor: Tiago Dias Pesquise todos os artigos por

120 Comments on "Arduino – criar um relógio"

  1. Williame Rocha 7 July 2013 at 21:40 - Reply

    Olá, ótimo projeto.

    tem como enviar o código fonte?

  2. RildoSD 23 August 2013 at 14:21 - Reply

    Muito bom o seu projeto, gostei muito, poderia me enviar o código do projeto: rildosd@ig.com.br.

    Obrigado.

    • Pushstart 2 September 2013 at 11:27 - Reply

      Já enviei o código para o seu mail.
      Obrigado

  3. Rildo SD 24 August 2013 at 22:49 - Reply

    Bom o projeto, gostei muito, poderia me enviar o fonte do projeto.

    Obrigado.

    • Pushstart 2 September 2013 at 10:00 - Reply

      Olá Rildo, deixe o seu email para lhe enviar o código.

  4. Herick Silva 28 August 2013 at 21:43 - Reply

    Olá..parabéns pelo projeto.

    você poderia encaminhar o código para mim, estava procurandp algo semelhante a dias…

    obrigado.

    herick.conceicao@uol.com.br

    • Pushstart 28 August 2013 at 23:16 - Reply

      Olá viva, enviei o código para o seu e-mail.
      Cumprimentos

  5. ALDIR SANTOS 12 September 2013 at 12:54 - Reply

    ola gostei do seu progeto tem como vc mandar o codigo ,eu estou montado um medidor de temperatura e gostaria de juntar esse relogio com o medidor , pois queria gerar um arquivo em txt e ter o controle da temperatu e quando ficar variando saber o dia e a hora que aconteceu ,se posivel ,, valeu um abraço

    • Pushstart 12 September 2013 at 13:31 - Reply

      Olá Aldir, envio já por e-mail.
      Cumprimentos

  6. Adriano 12 September 2013 at 19:16 - Reply

    Boa tarde,
    Muito bom o tutorial e o projeto.

    Me envia o código também pra mim brincar aqui?
    adriano.sena@msn.com

    Valeu

  7. Victoria 21 September 2013 at 20:03 - Reply

    Oi, pode me enviar o codigo, eu to penando com o RTC… e parabéns pelo site!

    • Pushstart 22 September 2013 at 12:07 - Reply

      Código enviado
      Cumprimentos

    • alexandre lima 8 January 2015 at 22:31 - Reply

      pode me passar o código fonte

  8. Kevin Gulele 9 October 2013 at 21:34 - Reply

    Parabens pelo projecto !
    Peco que me emvie o codigo !

    kevingulele@gmail.com

    • Pushstart 10 October 2013 at 9:47 - Reply

      Código enviado
      Cumprimentos

  9. Hudson 26 October 2013 at 23:53 - Reply

    Boa noite Pushstart,
    Por gentileza poderia encaminhar o código do projeto.
    Desde já agradeço.

    Hudson

    • Pushstart 26 October 2013 at 23:58 - Reply

      Código enviado cumprimentos

  10. Hudson 26 October 2013 at 23:59 - Reply

    Pushstart,
    Segue e-mail.
    hudsonnardi@yahoo.com.br

  11. Alexandre 11 November 2013 at 21:02 - Reply

    Olá! Ótimo projeto! pode me enviar o código por favor?
    alexandre@theodoro.com.br

  12. Alexandre 11 November 2013 at 21:04 - Reply

    Olá! ótimo projeto! pode me enviar o código por favor?
    Obrigado!
    alexandre@theodoro.com.br

  13. Alexandre . 14 November 2013 at 16:34 - Reply

    olá! ótimo projeto! pode me enviar o código por favor?
    alexandre@theodoro.com.br

    • Pushstart 21 November 2013 at 17:18 - Reply

      Código enviado
      Cumprimentos

  14. Giovanna 19 November 2013 at 2:40 - Reply

    Muito bom ! Pode me enviar o código fonte ? (giovannaspqr@gmail.com)

    • Pushstart 21 November 2013 at 17:17 - Reply

      Código enviado
      Cumprimentos

  15. Bruno 25 November 2013 at 19:40 - Reply

    Muito legal seu projeto, gostaria de acrescenta-lo ao meu conhecimento e projeto, será q vc poderia me enviar seu código fonte para o meu email ?(brunomalost@hotmail.com). Assim q conseguir acrescentar ao meu proj te passo as fotos de como ficou… Grato

    • Pushstart 26 November 2013 at 13:45 - Reply

      Bruno, código enviado
      Cumprimentos

  16. Cleber 3 December 2013 at 23:44 - Reply

    Ola amigo,

    Gostei muito do seu projeto, ficaria honrado em poder utilizar ele num outro projeto que estou tentando fazer. Poderias me passar o código? Obrigado.

  17. Cleber 3 December 2013 at 23:45 - Reply

    Meu email é cknies@gmail.com

    • Pushstart 6 December 2013 at 10:18 - Reply

      Codigo enviado

  18. leonardo 29 December 2013 at 4:53 - Reply

    Boa noite… eu estou crianado um sistema de automação residencial a alguns dias estou querendo acrescentar um sistema de hora e data, para interagir com o resto da casa, confesso que acabei me precipitando e implante um ship rfid na minha mão para poder abrir as portas e acionar as lampadas, ventiladores e até o ar condicionado onde cada cômodo ajusta automaticamente os objetos de acordo com as minhas preferencias q são pre-programadas. E gostaria de adicionar mais este benefício de horario e data afim de acionar o dispertado, desligar ventiladores , desligar ar condicionado e acender as luzes do quarto. Tudo q montei ate agora foi com arduino mega, uns atmega 328, xbee’s, wifibee, bluetooth bee e alguns outros componentes, alem do android é claro. Mas a programação do app pro android quem fez foi um amigo meu de laboratório. Eu gostaria da sua ajuda para acrescentar mais essas funções ao meu sistema… se puder me ajudar so me enviando o codigo do arduino para eu usar no meu projeto eu agradeceria muito… no momento eu estou ainda em fase de protótipos, mas quando concluído todo a sistema, criarei as proprias placas especificas para as suas respectivas atividades, mas com brechas para poder fazer atualização e aprimoramentos conforme necessário ao longo do tempo a fim de no futuro poder comercializar esse sistema em residências ou ate mesmo em escritórios e indústria. .. alem de ser para mim um metodo educativo… sou técnico de eletrônica e pretendo ser um engenheiro futuramente… obrigado…

    • Pushstart 30 December 2013 at 13:27 - Reply

      Código enviado. Cumprimentos

  19. Cristina 26 January 2014 at 17:50 - Reply

    Olá boa tarde, você poderia mandar o código para o meu email cris.tau@hotmail.com achei o projeto muito interessante.
    Agradeço.

  20. Cristina 26 January 2014 at 17:53 - Reply

    excelente trabalho, Parabéns, você poderia enviar o codigo para o meu email cris.tau@hotmail.com
    Desde de já Agradeço.

  21. Cristina 26 January 2014 at 17:54 - Reply

    excelente trabalho, Parabéns, você poderia enviar o código para o meu e-mail cris.tau@hotmail.com
    Desde de já Agradeço.

    • Pushstart 27 January 2014 at 17:15 - Reply

      Código enviado Cristina.

  22. Marcio 31 January 2014 at 4:20 - Reply

    tiago vc tem algum codigo para rtc ds 1307 para um relogio com alarme, para liga uma luminaria no horario e desliga em outro horario,.

    desde ja agradeço.
    oliveira-e-oliveira@ig.com.br

  23. Marcio 31 January 2014 at 4:27 - Reply

    Tiago vc tem algum codigo para rtc ds1307 com alarme para liga um rele com uma lampada

    desde ja agradeço,

    • Pushstart 6 February 2014 at 10:25 - Reply

      Olá Marcio, alarme não tenho, mas o código será basicamente o mesmo que neste projecto, com o extra de verificar se a hora alvo já chegou. Tens o código deste projecto? Para ligar lampada, estás a falar de led 3v ou lampada 220v? Se for 220v então um rele é necessario. Comprei um no dx.com bem barato, a ligação é facil, 2 fios vindos do arduino (+ e -) e 2 fios para o circuito externa, ou seja a lampada.

  24. Elias Hatem 14 February 2014 at 15:17 - Reply

    Parabens Tiago,

    Gostaria de saber apenas como você solucionou o problema de imprimir 2 digitos para hora, min e seg aparecendo o zero quando os mesmos são menores que 10?

    Um abraço

    • Pushstart 24 February 2014 at 16:09 - Reply

      Olá Elias, o código pergunta se é menor que 10 e depois é só meter na coordenada certa.
      No LCD para imprimir podemos dizer qual caracter vai ser escrito:

      void printData(){
      int rtc[7];
      ds1307get(rtc,true);

      //* mete horas no ecra lcd – inicio
      lcd.setCursor(0,1);
      lcd.print(“00:00:00”);

      if (rtc[HORAS] < 10) { lcd.setCursor(1,1); lcd.print(rtc[HORAS]); } else { lcd.setCursor(0,1); lcd.print(rtc[HORAS]); } if (rtc[MINUTOS] < 10) { lcd.setCursor(4,1); lcd.print(rtc[MINUTOS]); } else { lcd.setCursor(3,1); lcd.print(rtc[MINUTOS]); } if (rtc[SEGUNDOS] < 10) { lcd.setCursor(7,1); lcd.print(rtc[SEGUNDOS]); } else { lcd.setCursor(6,1); lcd.print(rtc[SEGUNDOS]); } //* mete horas no ecra lcd - fim

  25. Mauricio 17 February 2014 at 0:52 - Reply

    Olá poderia me passar o código fonte?
    dr.mauricio150@gmail.com
    agradeço!

    • Pushstart 24 February 2014 at 16:02 - Reply

      Olá Mauricio.
      Código já enviado

  26. Claiton 26 February 2014 at 18:28 - Reply

    excelente trabalho, Parabéns, você poderia enviar o codigo para o meu email klaitton@hotmail.com
    Desde de já Agradeço.

    • Pushstart 27 February 2014 at 13:46 - Reply

      Olá,
      código enviado.

  27. Rafael Wandscheer 7 March 2014 at 0:29 - Reply

    Olá!
    Parabéns pelo trabalho, estava procurando alguma coisa desse tipo para um projeto escolar há algumas semanas… Poderia enviar o codigo para mim?

    r_wandscheer@hotmail.com

    Obrigado

    • Pushstart 17 March 2014 at 13:42 - Reply

      Olá Rafael, obrigado!
      Código enviado

  28. vanessa schmidt 7 March 2014 at 0:33 - Reply

    Oi! Adorei seu trabalho, poderia me mandar o codigo por favor?

    vanessa.schmidt@cep.g12.br

    • Pushstart 17 March 2014 at 13:42 - Reply

      Obrigado Vanessa,
      código enviado.

  29. Karina 15 March 2014 at 17:37 - Reply

    Olá, teria como me enviar o código?
    karina.Tie@hotmail.com
    obrigada 🙂

    • Pushstart 17 March 2014 at 13:36 - Reply

      Olá Karina, código enviado.

  30. Wilson 18 March 2014 at 23:31 - Reply

    Primeiramente, parabéns pela iniciativa e pelo projeto.

    Se tiver como me enviar o codigo, ficarei grato.

    wilsonrljr@outlook.com

    • Pushstart 19 March 2014 at 10:18 - Reply

      Olá Wilson, obrigado.
      Já lhe enviei o código.

  31. Thais Camelo 2 April 2014 at 12:36 - Reply

    Oi, parabens pelo projeto .
    Tem como me enviar o código?
    Desde já, agradeço .

    • Pushstart 4 April 2014 at 14:03 - Reply

      Olá,
      já lhe enviei o código para o mail.
      Cumprimentos

  32. Ana Paula 18 July 2014 at 16:20 - Reply

    Adorei o projeto, parabéns! Quero fazer algo parecido.
    Se importa de me enviar o código?
    Obrigada!

    • Pushstart 18 July 2014 at 16:25 - Reply

      Olá Ana.
      Código enviado.

  33. Gustavo 18 July 2014 at 21:38 - Reply

    Parabéns pelo projeto Tiago

    Estou buscando algo parecido.
    pode me enviar o código?

    Obrigado, Abraço

    • Pushstart 23 July 2014 at 23:16 - Reply

      Código enviado

  34. Hugo 2 August 2014 at 20:00 - Reply

    Parabéns pelo projeto.
    Estou tentando fazer um relógio com leds que giram e gostaria de tentar usar o código do seu projeto com base, se for possível eu agradeço.

    Um abraço.

    • Pushstart 5 August 2014 at 13:38 - Reply

      Olá Hugo.
      Código Enviado

  35. rafael 24 August 2014 at 14:55 - Reply

    Ola parabens
    pode me passar o codigo?

    • Pushstart 26 August 2014 at 13:27 - Reply

      Olá Rafael.
      Código enviado.
      Cumprimentos

  36. Adriano 21 September 2014 at 23:36 - Reply

    Boa noite!

    Estou com bastante dificuldade em montar o código para simular no Arduino, você poderia me enviar o codigo, ficarei grato.
    alves.adriano@hotmail.com

    • Pushstart 23 September 2014 at 18:43 - Reply

      Olá Adriano.
      Código enviado

  37. Leonardo 21 October 2014 at 19:52 - Reply

    Poderia me enviar o código por favor.

    leonardo.pinheiro.ti@gmail.com

    • Pushstart 22 October 2014 at 10:18 - Reply

      Olá Leonardo.
      Código enviado

  38. Breno Rafael 12 November 2014 at 12:06 - Reply

    Ola, achei excelente o projeto, poderia enviar o código fonte por favor?

  39. Carlos 13 November 2014 at 17:13 - Reply

    Bom projecto !
    pode me passar o código ?^^
    lameirinhaslopes@gmail.com

  40. carlos 13 November 2014 at 17:16 - Reply

    Bom projecto !~!
    pode me passar o código ?^^
    lameirinhaslopes@gmail.com

  41. Pushstart 13 November 2014 at 17:22 - Reply

    Olá Carlos.
    Código enviado

  42. Luciano 20 November 2014 at 23:37 - Reply

    Excelente post! Parabéns!
    Por favor, poderia enviar o código fonte?
    Obrigado!

    • Pushstart 21 November 2014 at 10:47 - Reply

      Olá Luciano,
      código já enviado

  43. Jorge 12 December 2014 at 16:29 - Reply

    Olá parabéns pelo projeto, e realmente o cérebro frita mesmo com os projetos
    poderia me enviar o código, achei interessante atualizar a hora pelo Bluetooth
    Grato

    • Pushstart 12 December 2014 at 16:32 - Reply

      Olá Jorge, código já enviado

  44. alexandre lima 8 January 2015 at 22:32 - Reply

    pode me enviar o código

    • Pushstart 9 January 2015 at 12:20 - Reply

      Já enviado. Cumprimentos

  45. Miguel 11 February 2015 at 23:12 - Reply

    Olá, antes de mais quero dar os meus parabéns pelo seu esforço e dedicação ao fazer um projeto deste nível.

    Seria possível enviar-me o código (tanto para arduino como para o bluetooth) para o seguinte mail: dudoto22@gmail.com

    Ficaria grato.
    Cumprimentos
    Miguel

    • Pushstart 11 February 2015 at 23:19 - Reply

      Código enviado.
      Cumprimentos

  46. Kaike 1 March 2015 at 1:07 - Reply

    Pode me enviar o código fonte ?? Pvf

    kaikecastro@hotmail.com

  47. Kaike 1 March 2015 at 14:44 - Reply

    Nossa muito legal o projeto!

    pode me passar o codigo fonte:]

    email: kaikecastro@hotmail.com

    • Pushstart 4 March 2015 at 14:15 - Reply

      Olá Kaike, código enviado.
      Cumprimentos

  48. Jonathan 17 April 2015 at 2:15 - Reply

    Olá Amigo, você ainda possui o código desse projeto?

  49. Jonathan 17 April 2015 at 2:17 - Reply

    Olá Amigo, gostei muito do projeto. Muito Bacana.
    Poderia me enviar o código?

    jonathan.info@gmail.com

    • Pushstart 17 April 2015 at 11:59 - Reply

      Olá Jonathan, código enviado.

  50. Rodrigo Eduardo 28 April 2015 at 1:57 - Reply

    Olá amigo você poderia me enviar o código ?
    rodrigoeduardosilv@bol.com.br

    • Pushstart 7 May 2015 at 23:14 - Reply

      Olá Rodrigo. Código enviado
      Cumprimentos

  51. alexsandro 1 July 2015 at 4:04 - Reply

    ótimo projeto, teria como me enviar o código.

    • Pushstart 1 July 2015 at 13:56 - Reply

      Olá viva, código enviado.
      Cumprimentos

  52. oscar 5 July 2015 at 22:17 - Reply

    Muito bom o seu projeto, gostei muito, poderia me enviar o código do projeto
    oscartepoz@gmail.com
    Cumprimentos

    • Pushstart 8 July 2015 at 16:44 - Reply

      Olá viva, código enviado

  53. Luis 6 July 2015 at 12:58 - Reply

    Olá, eu poderia passar o código, grato
    luis_191090@hotmail.com

  54. luis 6 July 2015 at 14:32 - Reply

    Poderia me enviar o código por favor.

    luis_191090@hotmail.com

    • Pushstart 8 July 2015 at 16:44 - Reply

      Olá viva, código enviado

  55. Paulo Rebelo 26 July 2015 at 23:24 - Reply

    Olá, antes de mais quero dar os meus parabéns pelo seu contributo e dedicação para fazer um projecto deste nível.
    Seria possível enviar-me o código.
    pjlrebelo@hotmail.com

    Cumprimentos
    Paulo Rebelo

    • Pushstart 27 July 2015 at 0:10 - Reply

      Olá Paulo. Código enviado

  56. Luis Coelho 8 November 2015 at 16:18 - Reply

    Boa tarde,
    Muito bom o tutorial e o projeto.
    Me envia o código também pra mim brincar aqui?
    coelhofluis@gmail.com

    • Pushstart 9 November 2015 at 9:43 - Reply

      Olá Luis, código enviado.
      Cumprimentos

  57. Emerson 12 January 2016 at 14:20 - Reply

    Oi amigo. Pode me mandar o codigo por email?

  58. Emerson 12 January 2016 at 14:23 - Reply

    Boa tarde Amigo. Pode me enviar o codigo? Grato.

    • Pushstart 14 January 2016 at 15:04 - Reply

      Código enviado por mail.
      Cumprimentos

  59. odilon 19 April 2016 at 19:58 - Reply

    Olá tudo beimmmmmmmm.
    poderia por gentileza também me enviar o código colega, ficaria muito grato, até mais.

  60. odilon 19 April 2016 at 20:00 - Reply
    • Pushstart 20 April 2016 at 11:29 - Reply

      Olá Odilon
      Código enviado.
      Cumprimentos

  61. Celio Nascimento 16 June 2016 at 4:55 - Reply

    Boa noite!
    poderia enviar o código fonte?
    celio_ne@hotmail.com

    • Pushstart 16 June 2016 at 12:01 - Reply

      Código enviado
      Cumprimentos

  62. luciano 24 July 2016 at 20:07 - Reply

    Olá, parabéns pelo seu contributo e dedicação para fazer um projecto deste nível.
    Gostava de saber como acertar o relogio por bluetooth
    Seria possível enviar-me o código.
    Obrigada

    • Pushstart 24 July 2016 at 22:11 - Reply

      Código enviado,
      cumprimentos

  63. Leonardo 18 August 2016 at 16:08 - Reply

    Olá, parabéns pelo projeto.Sou um amante pelo arduino, principalmente por facilitar o trabalho duro na programação de microcontoladores.
    Seria possível enviar-me o código.
    Obrigado!

    • Pushstart 19 August 2016 at 14:26 - Reply

      Codigo Enviado Leonardo.
      Cumprimentos

  64. Emerson 30 August 2016 at 0:15 - Reply

    Gostei muito do seu projeto, sera que consigo acrescentar um controle RF nele, vc me envia o código do que vc já fez?, vlw obrigado

    • Pushstart 30 August 2016 at 17:47 - Reply

      Controlo de RF? O que quer dizer com RF, pode explicar melhor?
      Código enviado.

  65. Juan 4 December 2016 at 5:46 - Reply

    Poderia me enviar esse projeto para juangarcia725@hotmail.com
    agradeço

    • Pushstart 4 December 2016 at 11:16 - Reply

      Olá viva, código enviado.

  66. Bernardo Caeiro 17 February 2017 at 15:54 - Reply

    Ola, poderia me enviar o código?
    bernardocaeiro2000@gmail.com
    Obrigado

    • Pushstart 17 February 2017 at 16:02 - Reply

      Código enviado

  67. Marcelo J. Silva 21 March 2017 at 0:01 - Reply

    Boa noite! Por favor você poderia me enviar o código fonte? Muito obrigado!

    • Pushstart 21 March 2017 at 10:22 - Reply

      Olá Viva, código enviado.