bq Kit de Robótica

Nos últimos meses tenho feito pequenos projectos com micro controladores (ver Arduino). Sou um adepto da electrónica caseira e já tenho alguma experiência em robótica de sala. Tudo dentro do amadorismo, que ninguém me tome por entendido.

Recentemente descobri que a marca bq – com telemóveis (5.7 e 5HD)  e tablets (Maxwell Plus e Edison 16GB) já analisados aqui na PUSHSTART – tinha um kit de robótica para venda. Verifiquei que a arquitectura era a que eu já conhecia (Arduino/compatível) mas o que me chamou mais à atenção foi o facto de estarem a vender como sendo um kit de iniciação para os mais novos. Achei curioso, pois não acho robótica algo muito acessível principalmente para crianças, pois envolve conhecimento de electrónica e programação. Decidi descobrir o produto e acabei por o receber da bq para testes.

Chegou até mim uma bonita caixa de cartão com uma pintura a piscar o olho à criançada. Lá dentro, várias pequenas caixas, numeradas e com várias cores. Cada uma tinha um componente do kit. Vinha ainda acompanhado de um panfleto desdobrável contendo o esquema de montagem.

bq-kit-robotica-main-photo

 Conteúdo:

– 1 micro controlador Freeduino Uno (Compatível com Arduino)

– 1 cabo USB para ligação ao PC

– 1 suporte para 8 pilhas AAA de 1,5V (pilhas não incluídas)

– 2x leds

– 2x mini servos de rotação (+/- 180º)

– 2x servos de rotação contínua

– 2x sensores IR

– 2x sensores luminosidade

– 1 interruptor de pressão

– 1 potenciómetro (de rotação)

– 1 campainha (buzzer)

– 1 módulo bluetooth

– 1 esquema de montagem com exemplos de código

Fase 1: Montagem

A simplicidade de montagem é surpreendente e o esquema de montagem não deixa qualquer dúvida. Nos meus projectos anteriores usei Arduinos em que era necessário uma placa de testes para meter os componentes e em alguns casos até soldá-los. Cada periférico que usava normalmente tinha sempre 3 fios, o “5V” o “Ground” e o “Sinal”. Com vários periféricos, sejam leds, sensores ou servos, tinha que dividir o 5V e o ground por várias entradas/saídas para dar para todos os componentes que queria. Os leds tinham que recorrer a resistências para não os queimar e por aí fora, um periférico necessitava sempre de ligações e componentes apropriados. Neste Kit de Robótica temos tudo facilitado devido à escolha inteligente do circuito principal e das restantes peças. A escolha caiu para um Freeduino Uno, totalmente compatível com o Arduino Uno.

bq-kit-robotica-safety

Este micro controlador tem para cada entrada/saída de periféricos, três pinos já com 5V/Ground/Sinal não sendo necessário expandir mais nada. Cada periférico vem com também no formato de 3 pinos e já contém resistências se necessárias. É tão simples quanto pegar por exemplo num led e encaixar o fio (de 3 pinos) directamente no controlador, não é preciso mais nada. O esquema de montagem fornece um esquema de cores muito bem feito para não haver dúvidas de se saber qual a orientação dos conectores. Até aqui tudo bem, óptima escolha de componentes com qualidade e simplicidade de montagem. Deixo a nota que a bq vende também chassis para encaixar as peças do kit de modo a fazer um robot. Tem o nome bq PrintBot Renacuajo.

bq-kit-robotica-02

Fase 2: Instalação

O micro controlador necessita ser programado via PC . Temos de instalar o software do Arduino e aqui começa a parte menos simples. A documentação do produto remete-nos para o site tanto do Arduino bem como da bq. Facilmente se percebe que é necessário ir a www.arduino.cc para sacar gratuitamente o software de instalação. Até aqui tudo fácil. Depois de instalado, temos apenas de escolher o tipo de controlador (Arduino Uno) e especificar uma porta (COM). Ligando o Arduino por USB a identificação da porta será automática. Depois da instalação, estamos prontos a programar.

bq-kit-robotica-lego-05

Fase 3: programação

A programação é feita no software instado. A aplicação é muito simples com comandos já familiares como “Open”, “Close”, “Save”. Depois temos uma opção para verificar erros e finalmente a opção de enviar o código para o controlador. Para os já familiarizados com programação, o ambiente é algo semelhante aos antigos compiladores de Basic ou “C” para MS-DOS, nada de opções complicadas, tudo super simples com programação sequencial.

A documentação do produto inclui código exemplo para todos os componentes do Kit (à excepção do módulo bluetooth). Temos exemplos para meter a funcionar os Leds, o sensor de luminosidade, os servos etc… mas sempre código para cada um em separado. Não temos códigos de exemplo para os meter em simultâneo. Para quem sabe programar, será fácil, para quem não está tão à vontade, não será difícil encontrar exemplos com código para meter tudo a funcionar ao mesmo tempo.

Parece-me que será a abordagem mais correcta, não fornecer código do conjunto para obrigar a um raciocínio de expansão do produto. A aprendizagem via tentativa-erro é importante para conhecer o modo como tudo funciona.

Sobre o módulo bluetooth, não existe documentação no produto, mas calculo que seja semelhante a outros módulos existentes no mercado. Eu não o consegui meter a funcionar, pois o tempo foi curto e não deu para tudo, mas usei o meu próprio módulo que funcionou bem com este controlador.

O projecto:

Aproveitei um carro de LEGO que já tinha criado para testar os componentes deste Kit. Depois de umas boas adaptações, consegui encaixar um mini servo a fazer de direcção e um servo de rotação contínua como motor. Depois meti-lhe o sensor de luminosidade, os leds e o potenciómetro para controlar a frequência com que os leds piscam. Meti o botão de pressão para fazer um startup/check ao sistema, e ainda meti os sensores de IR para detectar objectos. Por fim, meti o controlador como cérebro do conjunto alimentado por 8 pilhas no suporte também fornecido pelo Kit. Ainda meti o meu módulo bluetooth para poder ser controlado à distância. Optei pelo sistema Android usando um Tablet. A programação foi toda feita por mim. (Quem quiser eu forneço o código).

bq-kit-robotica-lego-04

Conclusões:

A escolha dos componentes foi inteligente, o controlador Freeduino parece-me a melhor das possíveis escolhas. Os componentes com ligações fáceis são de qualidade. Destaco os servos de rotação contínua bem sólidos e que imprimem muita força de rotação. Os mini servos apesar de aspecto frágil cumprem na perfeição a sua função. Os sensores de luminosidade são bem sensíveis com um intervalo de valores bastante bom. A campainha será o componente menos apelativo que apenas emite som, apesar de com programação se poder extrair vários tipos de som diferentes fazendo variar o tempo e cadência da sonoridade.

Devido à facilidade de montagem parece-me um produto adequado para crianças. Mas algumas observações importantes:

– O gosto da criança por este produto (que não é um brinquedo) vai depender de como o adulto lhe apresenta o Kit, e da capacidade que este tem de lhe despertar o interesse por “brincadeiras” mais técnicas. É fundamental o acompanhamento em todas as fases.

– É difícil de estabelecer a idade ideal para a criança. Estou certo que muitas com 9 anos vão adorar. Mas idades entre os 4 e os 8 provavelmente só vão achar piada depois de verem algo já a funcionar. A programação será muito complicada. Com 11 ou 12 anos já me parece possível que apreciem todas as fases do processo.

Não estou a dizer com isto que não é apropriado para idades mais tenras, mas poderão não tirar partido de tudo.

O Kit contém peças bastante pequenas que podem ser ingeridas pelo que não se aconselha mesmo com menos de 3 anos.

Site da bq kit de Robótica: http://www.bqreaders.com/pt/produtos/kit-robotica.html

Vejam também o projecto realizado por mim para poderem ter uma melhor ideia dos resultados alcançados!!! Deixem os vossos comentários ou sugestões!

Autor: Tiago Dias Pesquise todos os artigos por

2 Comments on "bq Kit de Robótica"

Deixe aqui o seu comentário