24: Live Another Day – S09E01E02 – 11:00 AM – 01:00 PM

Os acontecimentos desta temporada iniciam-se quatro anos após o desaparecimento de Jack Bauer, considerado inimigo número um e traidor para o governo americano. Contudo, a CIA, a partir de um pista (que posteriormente se revela muito suspeita), aparentemente, apreende Jack, para mais tarde percebermos que afinal tudo foi feito com um determinado objectivo. Entretanto sabemos que o Presidente dos EUA, Heller, se encontra em Londres, onde irá decorrer um encontro entre nações. Junto a este encontra-se o seu assessor, Mark, agora casado com Audrey, o amor passado de Jack. Mark, ao saber da apreensão de Baeur, rapidamente mostra as suas intenções obscuras, ainda que não fique perceptível se é tudo relacionado com o passado de Audrey e Jack, ou se eventualmente terá algo mais por detrás. A primeira pessoa a desconfiar da apreensão de Jack é precisamente a astuta agente Kate, que desde o primeiro momento suspeita que algo não está bem. Apesar da sua evidente perspicácia, luta contra a saída da CIA, já que devido a traições provadas por parte de um familiar próximo, é considerada um elemento dispensável. Jack, por sua vez, consegue eventualmente evadir-se da CIA, para no processo resgatar Chloe, já que esta (agora com uma figura bem mais alternativa do que nas temporadas passadas), faz parte de um grupo de hackers informáticos que têm como função disponibilizar (ilegalmente) vários tipos de informação digital. Mesmo a terminar o primeiro episódio somos confrontados com a manipulação dos comandos de drones, o que resulta na morte de alguns soldados britânicos em território estrangeiro, bem como coloca Heller numa situação política de gestão complexa.

ustv-24-live-another-day-2

A abrir o segundo episódio temos a confirmação que está a ser planeado um atentado ao presidente Heller, enquanto este já trava uma difícil e inglória batalha com um problema de saúde grave, ao mesmo tempo que tenta a todo o custo provar, perante os britânicos, que a razão para as mortes de quatro soldados se tratou apenas de um infortúnio acidente. Jack e Chloe descobrem uma pista que os leva ao possível responsável pelo desvio do drone no final do primeiro episódio, bem como ao verdadeiro orquestrador do atentado. Após uma intensa troca de tiros, sempre com a agente Kate no encalço de Jack e Chloe, estes últimos conseguem obter uma pen-drive com esquemas dos drones, o que confirma a teoria de Jack que alguém está a planear um atentado em larga escala. Contudo, a pen vem com um programa self destruct o que acaba por impedir que consigam apresentar provas sustentáveis às autoridades para confirmarem as suas teorias. O episódio termina com a igual confirmação que alguém com mais poder está acima a controlar a situação, mas muito ainda está em aberto.

TWF_Live_Another_Day_Chloe_O_Brian_2500_640x360_219423299745__322319

O primeiro episódio é, como habitualmente, aquele em que as personagens são apresentadas. É também de louvar a escolha da cidade de Londres para cenário de fundo, seja pelas suas características culturais, seja pela sua tão sui generis fotografia, que afasta de vez as cores predominantemente quentes de Los Angeles para os tons cinzentos e frios de Londres. As técnicas de filmagem (com recurso maioritariamente à câmara móvel), o ritmo e o frenesim de 24, ou até de Jack Bauer, continuam bem presentes – ou não fosse praticamente toda a equipa das temporadas anteriores a trabalhar nesta. E há que dizê-lo, é bom rever esta personagem e esta série. O segundo episódio acaba por ter um momento de clímax próximo do final, mas não é mais do que um adensar dos temas que foram colocados em jogo no primeiro. Não deixa de ser um facto que as personagens continuam demasiado estereotipadas, e algumas até sem grande profundidade emocional, mas também estamos ainda no início da série. Reconheço igualmente que esperaria que a série começasse com mais impacto para o espectador, o que para alguns pode ter sido algo desfavorável, mas estou certo que muitos momentos marcantes estarão ainda para vir…

24-Live-Another-Day

 “Dammit Jack Bauer” and Welcome Back!!!

Voltar à página inicial da série 24: Live Another Day

Autor: Andre Santos Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário