24: Live Another Day S09EP05 – 03:00 PM – 04:00 PM

O quinto episódio de 24, após alguns episódios de “preparação”, arranca com toda a força, para uma das melhores horas da temporada. Depois de capturado na sequência da tomada de reféns, Jack, confiando totalmente na agente Kate, entrega-lhe a flash drive, na qual se pode confirmar que de facto o “acidente” com os drones foi intencional. Esta por sua vez, tem que se juntar a Chloe, para em conjunto terminarem a desencriptação dos dados que Jack não conseguira. Margot Al-Harazi continua a lidar, à sua maneira, com o problemático Naveed, que a todo custo tenta convencer Simone a segui-lo nas suas intenções. Entretanto Kate e Chloe conseguem finalmente as provas que procuravam e informam Navarro. Este, perante as provas que tem nas mãos, contacta o Presidente Heller para o colocar ao corrente da nova situação e avisá-lo da potencial e agora concreta ameaça terrorista de que Londres é alvo. Perante tal ameaça, Heller não tem grandes alternativas senão dar ordem para aterrar todos os drones. Contudo, seis destes equipamentos conseguem escapar a esta ordem presidencial, deixando Heller e assessores ainda mais apreensivos com a questão que têm em mãos. Pelo meio, Mark finalmente reconhece que Jack estava certo desde o início e assume que talvez tenha colocado os seus sentimentos pessoais à frente do bem maior da nação.

3

Quando Kate chega novamente à CIA, Navarro confronta-a com uma queixa por parte dos militares da Embaixada, o que a obriga a mais uma vez a enfrentar o passado do seu marido e traição deste, bem como a retirar-se. Ainda na CIA vemos pela primeira vez Margot a explicar o porquê das suas acções, que está relacionado com um ataque de um drone – que vitimou seu marido e crianças – exigindo assim que o presidente Heller se lhe renda (em 3h), ou de outra forma irá atacar Londres. Heller e Jack reencontram-se para discutir as próximas acções. Jack informa-o que conhece um contacto que sabe que tem ou teve relações com Margot, mas exige que seja ele a tratar disso, pedido que Heller não aceda, apesar da insistência. Simultaneamente, temos Naveed a tentar enganar Margot, disponibilizando um sinal fácil de identificar pela CIA, e que indica a localização da sua sede. Plano esse que se revela um fracasso, já que Margot consegue perceber as intenções de Naveed, colocando a força da CIA, que se dirige para o suposto local em perigo, sem que estes se apercebam. É mais uma vez Kate, com a ajuda de Chloe, que detecta esta situação e que in extremis consegue alertar Navarro, que lidera a força de intervenção, a abortar a missão.

2

Este quinto episódio é, sem sombra de dúvida, o melhor até agora. Finalmente temos acesso à verdade que separava o mundo de Jack e dos governos americano e inglês à ameaça em questão, e à forma como essa ameaça é encarada pelos líderes de ambos os países. O reencontro entre Bauer e Heller está perfeito, técnica como narrativamente – onde fica bem patente todo o passado entre ambos. Ainda mais poderoso e emotivo é mesmo o reencontro entre Audrey e Jack, no qual fica perfeitamente evidente o que ambos ainda sentem um pelo outro, o que resulta num dos melhores momentos do episódio e, aposto, da temporada. A astuta Kate, com bastante protagonismo neste episódio, continua a “somar” pontos ao seu historial (a par com a questão da traição do seu marido), já que compactuar com Chloe (membro de uma organização ilegal) não vai de todo jogar a favor dela. Vai ser curioso vermos o que está guardado para esta personagem. Em suma, depois deste episódio confesso que vou ficar ansiosamente à espera dos próximos… que algo me diz… vão ser intensos, ou até mesmo bombásticos.

Audrey: I don´t even know where to begin…

Jack: Me neither…

Voltar à página inicial da série 24: Live Another Day

Autor: Andre Santos Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário