24: Live Another Day S09EP08 – 06:00 PM – 07:00 PM

Tal como deixava antever na semana passada, este oitavo episódio é um de resoluções, ou talvez não, dependendo do ponto de vista. No seio dos terroristas a situação está tudo menos controlada. O facto de saberem que Simone ainda está viva é motivo extremo de preocupação para Margot Al-Harazi, de tal forma que obriga inclusivamente à alteração da sua localização. Jack Bauer, em parceria com Kate, continuam por sua vez a tentar obter mais informação de Simone, ainda que esta esteja muito mal tratada, e que para isso, tenham – mais uma vez – que ultrapassar todos os limites, algo já habitual em 24. Por outro lado, Navarro continua a tentar eliminar Jordan, o agente que por acaso encontrou provas que conduzem à sua culpabilidade. Jordan, contudo, revela-se bem mais resistente do que à primeira vista pode aparentar, já que apesar de ferido, consegue confrontar o seu assassino, matá-lo e ainda ficar a saber que apenas o seu superior hierárquico sabia da sua localização, o que automaticamente o incrimina.

Kiefer-Sutherland-Tate-Donovan-Jack-Bauer-confronts-Mark-Boudreau-24-Live-Another-Day-Episode-6

Pelo meio, Jack tem uma decisão muito difícil pela frente, já que, e no seguimento dos últimos minutos do sétimo episódio, Heller pretende efectivamente entregar-se a Margot, e sacrificar-se, em nome da paz, para que com isso Margot acabe por destruir os drones remanescentes. Apesar de não concordar, Jack acaba por aceder ao plano do Presidente, que lhe pede para o acompanhar e ajudar a contornar todas as medidas defensivas de que é alvo, por parte dos serviços secretos. Para este plano resultar, é ainda preciso a intervenção de Mark, que também acede ao pedido do seu presidente, e o qual obriga a uma união (ainda que provavelmente provisória) destes dois personagens opostos, deixando Audrey de fora destas movimentações, pelas razões óbvias. Os últimos minutos do oitavo episódio culminam assim nalgumas resoluções. Audrey descobre a carta deixada pelo seu pai, e na qual percebe finalmente a intervenção de Mark no processo, deixando-a assim totalmente dividida. Jack e Heller seguem num helicóptero pelos escuros céus de Londres até aterrarem em Wembley, local escolhido por Margot para a sua rendição. Jack tenta ainda, em conjunto com Chloe, descobrir se há forma de entrar dentro do sistema informático que controla os drones, sem sucesso, a fim de evitar o suposto ataque, mas Heller, ao perceber que tal não é possível, avança para o centro do campo, onde fica a aguardar pelo destino que Margot Al-Harazi guardou para ele.

zap-24-live-another-day-episode-8-600-pm-700-p-001

 24 continua a conseguir manter o equilíbrio ao longo dos episódios, e narrativamente tem feito uma boa gestão, tanto ao nível do conteúdo como do desenvolvimento da história. Além do ritmo frenético que consegue impor em cada cena, há simultaneamente uma capacidade fora de série em conseguir agarrar o espectador do início ao fim de cada episódio. Neste caso, realço a magnífica cena entre Jack e Heller, quando este último de forma decisiva e concreta lhe mostra as suas intenções, bem como a sinceridade de Jack, que continua a ser atroz em alguns momentos, ou até a sua frieza perante a instabilidade medica de Simone, quando pede a Kate que a acorde e a questione. A sequência final, novamente entre Jack e Heller, plena de troca de olhares mas principalmente as últimas frases proferidas entre ambos, demonstram bem a integridade destas duas personagens, que estão dispostas a tudo pelo bem de uma nação. 24 é também perito a gerir emoções, e muito se deve à utilização de planos aproximados, que personificam tudo aquilo que determinada personagem sente. A recorrente câmara móvel é a “técnica” para incutir a ideia de ritmo que, juntamente com a montagem rápida, mas perceptível, transformam cada episódio em autênticas montanhas-russas que ao fim de nove temporadas ainda continuam a fazer as delícias dos fãs. A caminhar a passos largos para o final, 24 começa a convencer que vai ser uma das melhores temporadas da série.

safe_image.php

 President Heller: End of the road Jack… I gave you a presidential pardon…

Jack: Pardon?

President Heller: Yeah! All charges against you from four years ago vanished. As well as any charges that may came up with today. You can go home again Jack.

Jack: Mr. President I´m not looking for a pardon, especially not for this. I think what you´re doing is wrong!

President Heller: This is the right way for me to go!

Jack: Yes sir…

Voltar à página inicial da série 24: Live Another Day

Autor: Andre Santos Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário