Habemus Machina #4

Stone Ball (Art & Magic, 1994)

Bem-vindos à era pré-histórica! Stone Ball é um jogo hilariante que pretende ser uma espécie de futebol com homens das cavernas… mas é muito mais que isso! Todos equipados com mocas perigosamente letais, o jogo inclui também pancadaria na luta desenfreada pela posse da bola, ou melhor, da pedra. Em Stone Ball temos à escolha equipas bem distintas, cada uma caracterizada pela sua localização e pontos fortes em campo. Há equipas que primam pela defesa, outras pela técnica e outras gostam mais de atacar. Depois das escolhas feitas, partimos para um 2 contra 2 em terrenos que, não bastando já a parte da porrada, ainda contam com acontecimentos estranhos, como seres da pré-história que saem a correr das balizas (na verdade são cavernas) ou outros que teimam em correr atrás de nós para nos atrapalhar! É sem dúvida um jogo a experimentar!

StoneBall

Trio the Punch (Data East, 1989)

Aqui está um jogo que é bem capaz de vos dar pesadelos. Digamos que este título da Data East é tão hilariante que se torna estranho demais. Na sua essência trata-se de um jogo de acção onde podemos escolher uma de três personagens, cada uma com a sua arte e mestria num tipo de combate. Na nossa aventura começamos por conhecer homens que cospem fogo, mas aqui, todos os inimigos parecem cuspir qualquer coisa! Os níveis são ultra rápidos de passar, tornando até os backgrounds repetitivos e sem fim. Logo no 1º encontramos um boss que cospe projécteis… pelos pés. Mais para a frente vamos encontrar uma cabra, que cospe outras cabras (é a arma do bicho) e que, mesmo que a matemos, vai-nos transformar em cabra no nível seguinte e passamos também a cuspir outras cabras. Depois há estátuas gigantes de inimigos, todos a cuspir qualquer coisa. Damos por nós a esquivar-nos de facas e de peixes (sim, peixes!). Antes do Scary Movie, apareceu o Trio the Punch a fazer algo parecido no mundo dos videojogos! Caso possam experimentar este título, atentem bem ao ecrã de continue – é a parte dos pesadelos.

triothepunch

SAR – Search and Rescue (SNK, 1989)

Search and Rescue foi o último jogo a sair antes da SNK se focar totalmente na Neo Geo, e é também preciso dizer que é um título a ter em atenção. Trata-se de um top-down shooter em que temos a missão de explorar uma nave espacial infestada com aliens. Os controlos não são os melhores e tornam o jogo ainda mais difícil do que já é, mas apresenta um bom desafio, misturando o run and gun e o shmup para criar uma boa experiência. Contando com uma boa palete de cores, inimigos que ficam na memória e uma percepção da vida extraterrestre aceitável, é um jogo aconselhável até aos fãs de Alien por exemplo, já que é impossível não mencionar que houve aqui alguma inspiração… A nossa personagem vai melhorando a arma ao apanhar caixas que há pelo chão e tem um poder que permite abrir um buraco negro e sugar os inimigos lá para dentro! E que jeito dá!

searchandrescue

Autor: Victor Moreira Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário