Radar – Carlos Ermida Santos

Neste Radar contamos com um amante de jogos e um que possui narrativas interessantes. E tudo isso começou na PS1! Apresentamos-vos o mundo de Carlos Ermida Santos.

Foi quando o pai de Carlos lhe ofereceu Prehistorik, Pac-Man e Commander Keen, que se começou a interessar pelo assunto. Sucederam-se Mario Bros., Duck Hunt e Jurassic Park, mas o vício iniciou-se com a PlayStation 1. Tekken 3, Crash Bandicoot, MediEvil, Final Fantasy VIII, Wild 9 e os seus favoritos Metal Gear Solid e Legacy of Kain converteram-no num fã “não só pela diversão, mas por serem tão focados em histórias”. Com um Game Boy Color em sua posse (pois queria o Metal Gear Solid), foi apanhado igualmente pela febre Pokémon.

Enquanto jovem, ia vendendo uns para comprar outros. Foi apenas na era da PS2 que os começou a valorizar e guardar, até porque “era bom revisitar as histórias contadas e descobrir aspectos que tinham passado despercebidos quando ainda não dominava o inglês”.

Devido à narrativa, os seus géneros favoritos são os RPGs, Acção e Aventura. Os primeiros, permitem uma maior imersão, graças às opções que nos são dadas e, consequentemente, talharmos a evolução do nosso personagem. Os segundos, dão-nos “aquele gozo de ver da perspectiva de uma entidade externa à personagem o que ela está a pensar e como pode abordar uma situação”.

Não liga a edições especiais, porque estas “acabam por ser quase sempre steelbook, livro de arte, figura e banda sonora” e a única série em que se esforçou mesmo por ter completa foi a do Legacy of Kain. Quanto a loucuras, cometeu uma bastante grande no Kickstarter do Shenmue 3. Foi mesmo: “Eu não estou bem para ter feito o que acabei de fazer”.

Recorda, igualmente com alegria o dia em que descobriu no manual de Final Fantasy VIII a existência do mini-jogo Chocobo’s World para a PocketStation. Colocar essa mini-consola na ranhura do cartão de memória da PS1, descarregar o jogo e jogar fora de casa tipo Tamagotchi??? Nunca saiu do Japão… Anos depois, decidiu ver o preço no eBay. Apenas 17€? “Experimentei-o e funcionava. Fiquei encantado”.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quem é?

Nome: Carlos Ermida Santos

Coleccionador desde: 1996

Sistema preferido: PlayStation 2

Jogo preferido: The Legacy of Kain: Soul Reaver, Metal Gear Solid, Crash Bandicoot: Warped, Final Fantasy VIII, Deus Ex: Human Revolution, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Elite: Dangerous.

Autor: Luis Teixeira Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário