Sonic Boom: Fire & Ice

Não aquece nem arrefece?

sonicboom_fi_banner

Pouca gente se lembra, ou terá jogado, mas, simultaneamente ao desastroso Sonic Boom: Ryse of the Lyric para a Wii U, foi lançado outro Sonic para a 3DS. Sonic Boom: Shattered Crystal era bastante mais respeitável e mais próximo do velho ouriço que todos nos lembramos, mas acabou por ser “abafado” por todo o rebuliço à volta das críticas da péssima performance do seu irmão e do restyling dos personagens (Sonic de pernas esticadinhas e Knuckles halterofilista). Ora, desde então, passaram-se dois anos e, ao que parece, a série animada actual até não é má.

sonic_fi_06
Pela calada, surge-nos este novo título para a 3DS, que vem completamente na sequência do anterior, no que diz respeito a jogabilidade e apresentação. Mais uma vez, podemos alternar, a qualquer momento, entre o conjunto de 5 heróis e derrotar Dr. Robotnik, ou Eggman, ou lá como é que lhe chamam hoje em dia. Cada um deles tem uma habilidade específica que traz alguma variedade, mas poucas vezes é verdadeiramente relevante, tal como também não o é a introdução de poderes de fogo e gelo, que basicamente derretem cubos de gelo ou condensam cubos de água, conforme a sua utilização.

sonic_fi_03

Apesar disso, é uma novidade que não aquece nem arrefece, o facto de se utilizar gelo e fogo é praticamente igual a ser um simples sistema de chaves ou cores ou algo semelhante; é apenas o pretexto para uma mecânica que, sendo título do jogo, poderia ter ido bem mais longe. Gráfica e sonoramente, também deixa um bocado a desejar, principalmente porque “apenas está lá”… tem os elementos necessários mas nada sobressai, é apenas mais do mesmo, com um conjunto de ambientes e inimigos muito genéricos.

sonic_fi_04

Mas nem tudo é mau; os bosses que ocupam os 2 ecrãs têm alguma piada e a sensação geral de velocidade, tão saudosamente desejada pelos fãs do clássico, está presente. Gostei, principalmente, dos níveis que realmente usam isso a seu favor, sejam desafios temporizados ou níveis em túnel com mudança de perspectiva, em que parece mais estarmos a jogar um Wipeout. Vindo não sei bem de onde, aparece também um submarino que é, surpreendentemente, mais divertido do que vários jogos de exploração subaquática que já joguei e se tornam entediantes em poucos minutos. É a tal coisa: não é que se olhe para ele e desperte muito a atenção, mas que vai distraindo e sendo divertido, até vai.

sonic_fi_01

Sonic Boom: Fire & Ice tem os seus picos de temperatura, ora entusiasma ora arrefece. É um jogo regular que lá vai entretendo enquanto esperamos com maior espectativa por Sonic Mania e Project Sonic, já em 2017, para comemoração dos 25 aninhos deste herói azulado.

up
Veredicto
Quente e frio ou agridoce, é o que este jogo é, nem muito bom nem muito mau, come-se.
Plataforma
3DS
Produtora
Sanzaru Games
Autor: Joao Sousa Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário