3D Afterburner II

 Finalmente vamo-nos poder armar em Maverick novamente

11_banner_3D After Burner II

Originalmente lançado nas arcadas e tendo ido parar mais tarde às várias consolas, chegou a vez da Nintendo 3DS poder contar com o prazer de colocar After Burner II na sua livraria. E como tem vindo a acontecer no passado, a SEGA apresenta-nos mais um jogo retro com o tratamento 3D. Devo dizer antes de mais que é uma delícia olhar para um jogo antigo com mais uma dimensão em cima. É verdade, é engraçado olhar para os vários campos e sprites em 2D e vê-los sobrepostos uns aos outros.

01_imagens_3D After Burner II

O original teve o seu lançamento um ano após o filme Top Gun com o Tom Cruise. Todos nós queríamos ser como o Maverick na altura e se não o podíamos ser na vida real, íamos para os salões de jogos exibir os nossos dotes nas arcadas. Este jogo traduzia de certa forma essa adrenalina que se devia sentir no céu. O objectivo é simples: derrotar o maior número de inimigos enquanto nos esquivamos das suas ameaças. Montanhas, oceanos, campos rurais, todos estes cenários marcam a sua presença.

02_imagens_3D After Burner II

Se o objectivo é realmente tão simples de compreender, a sua execução torna-se cada vez mais difícil. Aliás, como é que os donos das arcadas iriam ganhar dinheiro se os jogadores não estivessem constantemente a meter uma nova moedinha para poderem continuar a jogar? É claro que nesta nova versão apenas necessitamos de carregar num botão para ver se conseguimos chegar ao nível 23.

04_imagens_3D After Burner II

É por isso que vamos poder contar com uma novidade nesta versão. Terminado o modo normal, surge o modo special. Aqui os nossos continues já não são infinitos. Mas esperem, não temos continues infinitos e a 3DS não aceita moedinhas (acreditem, eu tentei)… Como é que vamos conseguir chegar ao fim? Bem, de forma a nos facilitar um pouco a vida este modo conta também com outra característica: à medida que vamos derrotando inimigos, vamos preenchendo a nossa barra Burst Meter. Quando cheia dá-nos a possibilidade de tornar tudo em câmara lenta. Isso revela-se uma ajuda especial quando já nem vemos o cenário com tanto avião à volta.

05_imagens_3D After Burner II

Não existe qualquer dúvida que a SEGA anda a fazer um bom trabalho com a colecção de jogos retro em 3D e se têm um carinho especial por After Burner II, então aconselho a sua compra, pois estamos perante a melhor versão até agora. Seja por motivos nostálgicos ou por uma questão de querer conhecer melhor um jogo que fez parte da história dos videojogos, é uma boa compra. Tirando isso, não me parece que vá necessariamente agradar aos jogadores mais novos, tendo em conta a enorme variedade que existe agora. É um bom jogo, mas é mais direccionado aos jogadores da velha guarda.

 

up
Veredicto
Poderá não ser suficiente para agradar aos mais novos, mas os mais nostálgicos vão adorar.
Plataforma
3DS
Produtora
SEGA
Autor: Luis Teixeira Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário