Adventure Bar Story

Uma Adventure aborrecida num Bar sem Story

Review - Adventure Bar Storybs_banner

A era dos 16-bit, e principalmente aSuper Nintendo, foi prolífica no género de Role Playing Games. Para muitos o estilo gráfico destes jogos ficou para sempre como algo intemporal. Embora antigos, jogos como Chrono Trigger ou Final Fantasy VI envelheceram muito bem visualmente. Com a explosão dos jogos indie este foi um género que regressou em força, embora a ferramenta RPG Maker nos tenha sempre dado alguns jogos bastante bons ao longo do tempo, embora infelizmente a grande maioria deles nunca chegou a ter qualquer reconhecimento. Nos dias que correm, a credibilidade (merecida) que se dá ao mercado indie permite que estes projectos cheguem mais facilmente a plataformas como a Nintendo 3DS e não se fiquem pelo PC num nicho muito restrito.

Review - Adventure Bar Storybs (2)

Adventure Bar Story é claramente um RPG inspirado na época de 16-bit. Visualmente não foge muito de clássicos como os já mencionados, felizmente tem aquele charme inexplicável destes RPGs baseados em pixéis. No entanto, falta-lhe algo muito importante, ser único. Parece-se com muitos outros que vieram antes dele, tanto os cenários como as personagens não têm qualquer originalidade nem carisma. Por esse mesmo motivo também é difícil o jogador se relacionar e identificar com as personagens do jogo. Estas padecem também de uma grande falta de personalidade. Infelizmente, em todos os outros aspectos também faz muito pouco de interessante: o combate é simples e é o habitual nos típicos RPGs japoneses dos anos 90, não há aqui qualquer tipo de mecânica que se destaque ou que torne o sistema de combate minimamente diferente.

Review - Adventure Bar Storybs (5)

A única coisa realmente diferente é a importância da comida e a sua relação com as mecânicas de jogo. Em Adventure Bar Story gerimos um restaurante e, se não o fizermos com sucesso, ficamos sem ele. Basicamente a premissa é isto, mantendo-se assim até ao fim da campanha. Acreditem que não resumi muito; os elementos de exploração e consequentes combates são o que nos permite arranjar ingredientes para utilizar no bar e é nele que estes podem ser preparados para consumo. Podem usar essa comida para ter lucro e progredir na história ou então para evoluir os vossos personagens, já que os monstros nos encontros aleatórios não dão qualquer experiência.

Review - Adventure Bar Storybs (1)

Adventure bar Story não é um mau jogo, é apenas um que pouco faz de interessante. A história é aborrecida, o combate também (felizmente temos a opção autobattle), o som é esquecível e visualmente não têm uma identidade própria. O que ainda me deu algum prazer até ao final da campanha foi a mistura de elementos RPG onde predomina o loot fest e a consequente gestão dos recursos e sua utilização numa vertente mais de simulação. Há muitas outras propostas dentro do mesmo género para a 3DS e não há grande motivo para se jogar Adventure Bar Story. Ainda assim vai agradar a quem gosta de dungeon crawlers e de loot fest.

 

up
Veredicto
Um RPG com elementos de simulação que poderia ser muito mais interessante não fosse a sua falta de identidade.
Plataforma
3DS
Produtora
Rideon Games
Autor: Ivan Cordeiro Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário