Alien on the run

Run Alien-Forest, run!

alienontherun_banner

Não é todos os dias que me deparo com um jogo destes e não digo isso num sentido valorativo ou depreciativo, simplesmente estou a reconhecer a sua estranheza que, coincidentemente com o seu enredo, fá-lo um extraterrestre no panorama dos videojogos. Como se poderá deduzir pelo seu título, encarnamos um alien em fuga que, após ter sido raptado por outros alienígenas, tenta escapar por entre as celas e corredores duma estação espacial. Somos uma criatura bela e amarela (bela talvez não muito) e não temos propriamente nenhuma habilidade de destaque, apenas andamos e deslizamos, mas o que fazemos, fazemo-lo com estilo.

3dsds_alienontherun_02

O objectivo deste jogo passa por escapar de cada nível, contudo, fazê-lo da maneira mais simples não tem piada, pois temos que o conseguir de forma a que dê nas vistas (algo irónico considerando que este é um jogo arcade com uma certa componente de stealth). É que, apesar de não sermos confrontados por inimigos, deparamo-nos com diversos raios de tracção que tentam impedir o nosso progresso.

3dsds_alienontherun_03

Se nos deixarmos apanhar tempo demais por um deles, somos elevados no ar e levados sabe-se lá para que tipo de experiências científicas. Só que passar a correr ou evitar totalmente esses feixes de luz não é a melhor solução, o melhor é mesmo arriscar passar em cima deles e deslizar, para escapar no último momento e com todo o estilo, o que nos recompensa com mais tempo para concluir os níveis.

3dsds_alienontherun_06

Apesar de ser muito simples, confesso que, no início, pensei que não o estava a perceber. A lógica da jogabilidade, em si, não faz grande sentido, mas primeiro estranha-se e, depois, entranha-se e, aos poucos, fui-me viciando em fazer mais um e outro nível, tentando conseguir os melhores tempos. Além disso, o sentido cómico de Alien on the Run é um ponto positivo, sendo que cada fuga bem-sucedida é acompanhada dum freeze frame bastante absurdo do Alien a fazer pose para a foto, como que a dizer “eu sou mesmo bom nisto!”.

3dsds_alienontherun_11

A jogabilidade vai apresentando alguma variedade com os típicos pisos de gelo ou áreas electrificadas ao longo de 80 níveis, que são bons de ser jogados em pedaços, entre idas ao WC (até porque o humor do jogo toca com alguma frequência essa temática). Apesar disso, não contem com uma diversidade demasiado grande de conteúdos, principalmente no que diz respeito a cenários, que são basicamente sempre os mesmos. Porém, isso não importa muito porque o jogo vale realmente é pela sua jogabilidade original, pela sua simplicidade e… pelo seu humor de casa de banho.

up
Veredicto
Primeiro estranha-se, depois entranha-se… há que reconhecer e valorizar a criatividade deste extraterrestre!
Plataforma
3DS
Produtora
G-Style
Autor: Joao Sousa Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário