Art Academy: Atelier

Não é um jogo, é arte

artacademy_banner

Qual é o espaço de aplicações ou conteúdo didático dentro de uma consola de jogos? Não sendo nada de inédito, são títulos que sem dúvida vivem um pouco à margem do que poderia ser um sucesso mainstream. Há software para fazer música mas apenas interessará a quem se queira aventurar em composição musical e há por exemplo Art Academy: Atelier que evidentemente passará ao lado de toda a gente que não tenha o mínimo interesse ou jeito por desenhar/pintar. Mas é uma pena que assim seja!

artacademy_01

Estas aulas de pintura digital são excelentes para quem deseje uma introdução a esta área ou até para praticar as suas habilidades. O ecrã de televisão funciona basicamente como a imagem de referência mostrando os objectos a desenhar no ecrã do gamepad. É uma utilização óbvia mas que faz todo o sentido, como se estivéssemos a observar uma natureza morta (ou porque não uma viva) e a desenhá-la num bloquinho. O gamepad da Wii U e o seu stylus não têm o mesmo grau de resposta de ferramentas profissionais, como as Cintiq da Wacom mas, ainda assim, comportam-se de forma extremamente competente. É certamente uma experiência muito mais agradável do que utilizar a consola portátil da Nintendo que acaba por ser pequena demais para este tipo de trabalho.

artacademy_04

As 30 aulas disponíveis apresentam passo a passo técnicas de como desenhar e pintar cada imagem e são realmente uma ajuda para perceber e começar a dominar as técnicas de como transformar uma série de sarrabiscos digitais em obras de arte. Isso depende não só da habilidade dos artistas mas também da escolha dos materiais, desde variados tipos de lápis, a carvão, pastéis ou tintas. Com a devida persistência (é difícil usar a Wii U para aprender quando costumamos usá-la para jogar) pode aprender-se bastante e poupar dinheiro que se empregaria em workshops reais.artacademy_03

Claro que existem diversos tutoriais online sobre pintura digital mas penso que Art Academy é uma boa experiência por juntar num mesmo conjunto o vídeo e a execução do trabalho. As aulas são relativamente grandes por isso devem ir preparados para assistir a uma aula a sério durante uma horita e não a fazer apenas uns sarrabiscos em cinco minutos (mas também é possível fazer isso).

artacademy_05

As obras de arte criadas podem ser partilhadas numa galeria virtual local, no Miiverse e existe até a opção de publicar no YouTube vídeos em time-lapse da sequência de desenvolvimento de cada imagem, que é bastante bom para o show off (a não ser que o resultado seja péssimo).

artacademy_08

O sistema de ensino na Nintendo é bastante brando e não avalia ou classifica as prestações dos seus alunos mas penso que qualquer algoritmo de avaliação automática de um trabalho artístico será sempre falível e este Art Academy é mesmo para treinar e produzir e não para competir.

artacademy_09

Provavelmente não vai convencer ninguém a tornar-se um artista mas para quem já se interessa por pintura digital e precise de algo que o incentive a aprender mais, então aqui está um excelente ponto de partida.

up
Veredicto
Uma excelente ferramenta para quem quiser aprender a criar pintura digital.
Plataforma
Wii U
Produtora
Nintendo
Autor: Joao Sousa Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário