Chibi-robo! Zip Lash

Cuidado a brincar com as tomadas!

chibiroboziplash_banner

O pequeno robot lixeiro da Nintendo está de volta à portátil 3DS, depois de uma aventura com mecânicas bastante criativas, em Chibi-Robo: Let’s Go Photo! e dois jogos na Nintendo DS, que se apresentaram como continuação mais directa do original para a GameCubeApesar de uma certa dose de loucura nipónica ser transversal a toda a série, esta nova encarnação segue um rumo bem mais conservador. Chibi-Robo! Zip Lash é um simples título de plataformas tradicional e isso não tem mal nenhum.

3DS_ChibiRobo_scrn02

Temos que fazer o que se faz em todos os jogos deste género, correr de um lado para o outro, evitar os inimigos e saltar obstáculos, tendo como única novidade o facto de Chibi-Robo ser um robô com uma bateria quase tão viciada como a do meu portátil e, por isso, ter que andar sempre com a sua ficha atrás para se ligar à corrente.

3DS_ChibiRobo_scrn03

Felizmente, esta serve também como chicote e, tal como um Indiana Jones de lata, vamo-nos balançando com a ajuda deste para chegar a pontos inacessíveis. Podemos usá-la, igualmente, de forma ofensiva contra os nossos inimigos, a partir dum ataque normal relativamente curto e outro mais longo e direccionável, mas consequentemente mais demorado.

3DS_ChibiRobo_scrn04

Os níveis estão bem construídos e a mecânica base do chicote extensível é utilizada, igualmente, na resolução de puzzles. A dificuldade geral não é elevada, mas também não se torna entediante por ser tão fácil; está no ponto. Menos bons são os níveis em que o nosso pequeno herói tenta armar-se em radical a andar de skate, ou em aventuras náuticas num submarino, ou ainda a balançar num balão… este último é, a meu ver, especialmente injogável, enquanto os outros, apenas fraquinhos.

3DS_ChibiRobo_scrn05

Compreende-se a inclusão de ideias alternativas, para quebrar ligeiramente uma possível monotonia, mas, neste caso, mais valia estarem quietos e manterem-se na restante fórmula, que funciona bem melhor. Felizmente (e estranhamente), esses níveis aparecem tão rápido como desaparecem e, simplesmente, são uns pedaços de código perdidos dentro dum jogo de plataformas.

3DS_ChibiRobo_scrn06

A progressão entre níveis é, ainda assim, a ideia mais fora da caixa deste jogo mas, infelizmente, é uma má ideia. Não há liberdade para escolher o nível que queremos jogar, temos que nos sujeitar à sorte determinada por uma roleta, que nos indica quantas casas podemos avançar o que, devido a tal, pode resultar na repetição de níveis, não para coleccionar qualquer coisa, mas porque não nos calhou avançar para um nível novo. É uma decisão, sem dúvida, estranha e ainda que seja, em parte, contornável, mais valia não estar lá.

3DS_ChibiRoboZipLash_Gameplay_01

Pelo caminho, vamos coleccionando snacks e doces baseados em marcas reais, como o (PEZ do Super Mario) que, quando oferecidos a brinquedos de peluche, nos dão recompensas, como fatos alternativos (vá-se lá entender porquê deste product placment, mas é algo curioso e mal não faz).

3DS_ChibiRoboZipLash_Gameplay_05

Para quem não conhece, este é mais um dos heróis da Nintendo, já desde os tempos da GameCube e, apesar de ser uma personagem relativamente desconhecida por estes lados, tem bastante carisma. A edição física do jogo vem com o Amiibo correspondente incluído que fica, sem dúvida, bem na colecção. Antes de experimentar o jogo, resolvi ler algumas das críticas disponíveis online, algo que acabou por me deixar preocupado, pois o que nos trailers parecia ser um jogo simples, mas bastante divertido, pelas críticas parecia bastante pior… respeitando as opiniões de cada um, quanto a mim, acho que tem mais aspectos positivos do que negativos e, por isso, recomendo-o.

3DS_ChibiRoboZipLash_Gameplay_06

Vai directo à questão, a jogabilidade é sólida e, no final de contas, é um bom jogo de plataformas. Não vai surpreender nem ser o jogo da vida de ninguém mas é, de certa forma, nostálgico, além de ter conseguido fazer-me voltar a um tempo mágico, no qual pegar num jogo era uma experiência super-acessível, num em que bastava pegar no comando para se saber exactamente o que fazer. Essa familiaridade é confortável e deu-me uma experiência agradável.

Chibi-robo! Zip Lash embrulhou-me na sua ficha e não me quis soltar tão rapidamente.

up
Veredicto
No fundo Chibi-robo! Zip Lash é só um joguito, mas porque havia de ser mais do que isso?
Plataforma
3DS
Produtora
Nintendo
Autor: Joao Sousa Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário