Color Fusion

8
Longevidade: 6/10
Jogabilidade: 9/10
Gráficos: 7/10
Som: 9/10

Boa progressão em termos da dificuldade dos puzzles | Editor de níveis | Óptimo som ambiente e efeitos sonoros | Versão grátis para experimentar

Não ter o progresso feito na versão grátis transportado para a versão integral quando fazemos upgrade

Color Fusion é um jogo tipo puzzle com um design minimalista desenvolvido pelos portugueses Ready Set Gamedev: Bruno Santos, José Teixeira e Vasco Martinho no audio. Ao longo de vários níveis o jogador tem a oportunidade de resolver puzzles com raios de luz. O objectivo em cada nível é encaminhar um raio de luz até a um ponto de destino, tendo em conta as cores de ambos. Ao nosso dispor temos um conjunto de peças que se comportam como espelhos reflectores (entre outras coisas).

3

As peças são representadas de forma pictográfica, que considerei simples e auto-explicativa. Caso o jogador não perceba o propósito de uma determinada peça, não há nada mais rápido do que testar! Contudo, também existe um tutorial. A simplicidade no design das peças faz com que o efeito dos raios de luz se destaque. O som é um elemento muito importante para apreciar o jogo. As soundtracks ajudam a reforçar o ambiente. Pessoalmente o aspecto que gosto menos é o tipo de letra utilizado, que, na minha opinião, foge um bocado ao aspecto simples e elegante.

8

Não existem scores, tempo limite ou penalidades ao tentar resolver os níveis. Isto faz com que haja um ambiente muito relaxado, que nos permite explorar diferentes combinações, bem como as diversas mecânicas do jogo. As diversas peças, que vão sendo introduzidas ao longo do jogo, fazem com que haja uma clara progressão. O efeito visual de ter os raios de luz a passaram por labirintos de espelhos aliado ao “som” dos raios de luz cria uma experiência gratificante, que reforça o sentido de progressão dos desafios. Se jogaram e gostaram daqueles jogos clássicos com canos  em que era necessário ligar de um lado ao outro (por exemplo Pipe Mania, Pipe Dream, Cana Control), então provavelmente vão gostar do Color Fusion.

5_leveleditor

O jogo existe numa versão gratuita de demonstração, bem como numa versão paga que custa cerca de 0.99€. Eu aconselho a experimentar a versão integral porque, para além de ter mais níveis, incluí um editor de níveis, com a possibilidade de partilhar as nossas criações. Esta feature possibilita brincar um bocado com as várias peças e fazer o exercício contrário ao proposto pelo jogo. Para além disso a versão integral tem mais músicas (o que torna a experiência mais zen), e não tem publicidade (o que interfere um bocado com o mood). Tendo em conta estas razões percebemos as limitações da versão free. Contudo, esta consiste numa boa opção para conhecer e avaliar se vale a pena ou não optar pela versão paga.

6

O Color Fusion tem um propósito claro, a mecânica e metáfora dos raios/partículas de luz, e todo o tempo de jogo é tecido à volta dessa premissa. Tudo o que possa distrair o jogador é eliminado para dar espaço à resolução dos desafios. Este foco faz com que este puzzle, made in Portugal, seja um bom jogo para quem gosta deste género.

Autor: Daniela Fontes Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário