Cooking Mama: Bon Appétit!

Receitas com falta de sal

 

Cooking Mama 5 Bon AppétitMama5 (banner)

Não é novidade que as propostas mais diferentes ou alternativas àquilo que é o mainstream nos videojogos vêm do Japão. Cooking Mama é uma série que teve origem na Nintendo DS, onde o stylus serviu na perfeição o conceito do jogo. Noutra plataforma seria impossível existir Cooking Mama ou pelo menos não seria ideal. Cortar um lombo de porco com o stylus é intuitivo, já com um analógico parece-me que seria meio alienígena. É verdade que a portátil da Nintendo consegue proporcionar experiências diferentes, além de Cooking Mama lembro-me por exemplo de Trauma Center, um título que beneficia imenso do uso do stylus. Mas não interessa só ser diferente, interessa também ser interessante, passo a redundância.

Cooking Mama 5 Bon AppétitMama5 (2)

Cooking Mama: Bon Appétit! é um jogo com uma apresentação simples e colorida de fácil apreciação mas que não passa disso no departamento visual. Percebe-se facilmente o ar cartoonesco, já que apresentar ao utilizador um naco de carne realista com sangue a escorrer à mistura desencorajaria facilmente os mais novos. Aqui este título faz um bom trabalho, mantendo-se simples e apelativo para aquele que é maioritariamente o seu público-alvo.

Os problemas começam no jogo em si propriamente dito. O modo principal consiste na confecção de certas receitas. O conceito até é engraçado mas tem um problema enorme que faz com que este seja muito mal aproveitado. Cada receita está dividida em imensas etapas e todas elas são um mini-jogo diferente. Pode até dizer-se que Cooking Mama: Bon Appétit! é um compêndio de imensos mini-jogos.
Isto podia não ser um problema, mas cortar uma batata, voltar ao menu e seleccionar a etapa seguinte que é esmagar a batata não faz sentido nenhum e acaba por ser entediante. Se tudo estivesse devidamente segmentado era muito mais interessante, haveria potencial para ser genuinamente divertido. Mas esta estrutura corta por completo o ritmo de jogo.

Cooking Mama 5 Bon AppétitMama5 (4)

Além disso, todas as etapas são cronometradas e têm uma pontuação final. Devido à elevadíssima simplicidade de cada uma das 1000 etapas necessárias para fazer um bacalhau com natas, esse cronómetro e pontuação acabam por ser redundantes. Mas lá está, não seriam, e faria muito mais sentido, se a receita fosse feita numa só etapa. Há certas etapas que chegam a não fazer qualquer sentido, como por exemplo, clicar três vezes num frasco para deitar sal para uma travessa. Não haveria qualquer problema se isso estivesse no enquadramento de uma receita fazível do início ao fim, mas assim torna-se inútil e chato. Há neste aspecto um grande subaproveitamento de algo que podia ser muito divertido.

Cooking Mama 5 Bon AppétitMama5 (5)

Ao completarmos as receitas com sucesso vamos desbloqueando outros mini-jogos à parte. Estes são bastante variados, são imensos, e sinceramente são mais divertidos do que o modo principal. Apresentam também um desafio mais considerável já que nas receitas as tarefas são à prova de idiota e demasiado fáceis de executar. Muitos dos mini-jogos desbloqueáveis são minimalistas, mas são engraçados nem que seja para tentarmos bater o nosso recorde. Muitos deles baseiam-se em conceitos já existentes, como rodar recipientes para a fruta que vai aparecendo cair no recipiente certo. Diverti-me muito mais com alguns destes mini-jogos do que com as receitas em si. Isto é frustrante porque vejo um potencial nas receitas, mas que simplesmente estão estruturadas da pior maneira possível.

Cooking Mama 5 Bon AppétitMama5 (1)

A mais recente entrada na franquia Cooking Mama é um jogo capaz de divertir, mas por pouco tempo. Creio que seja um título mais apropriado aos mais novos. Um jogador adulto no geral vai tirar muito pouco partido daquilo que é aqui oferecido. Mesmo os mini-jogos desbloqueáveis apenas conseguem ser divertidos durante alguns minutos, entrando depois o factor repetição e monotonia que substituem o divertimento e eventualmente levam ao desinteresse.

up
Veredicto
Um jogo com algumas ideias interessantes mas muita falta de substância. 
Plataforma
3DS
Produtora
Cooking Mama Limited
Autor: Ivan Cordeiro Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário