Korg M01d

9
Longevidade: 10/10
Jogabilidade: 9/10
Gráficos: 7/10
Som: 10/10

Inúmeros samples e possibilidades, infinitamente criativo

Portabilidade a mais pode levar muito tempo a criar algo em grande

Já está disponível para a 3DS, através da eShop, a mais potente ferramenta de produção musical da Korg, originalmente distribuída em cartucho para a DS. Para percebermos como esta ferramenta pode ser um amplo estúdio portátil, é preciso olhar para a história da marca. O M01D, assim como o M01, são baseados num conhecido sintetizador desta marca, lançado mundialmente em 1988, e que ainda hoje serve algumas bandas.

korg1

E se acham que nunca ouviram nada produzido pelo famoso M1, de certeza que, nem que seja pela rádio, já ouviram The Cure ou as músicas frenéticas dos Pet Shop Boys, e são apenas dois exemplos. Olhando para o programa, é fácil perceber o porquê da 3DS ser a eleita para receber o melhor de todos os aplicativos já existentes para várias consolas. A tela táctil permite-nos uma facilidade incrível na escolha das notas, na produção das batidas ou nos riffs de guitarra ou piano. Com mais de 300 samples à disposição, cada um pode ser infinitamente multiplicado com a ajuda do KAOSS, outro nome derivado de mais um aparelho da Korg, que com um simples toque nos permite introduzir em tempo real notas, melodias, ou arrastar os mesmos para sons mais agudos ou mais graves.

korg4

O KAOSS permite-nos também a audição antes da gravação dos sons, e cada toque na tela vai ficando gravado no loop, fazendo de cada tentativa uma experiência única. Com alguns minutos de “brincadeira” ficamos com verdadeiras músicas que podemos fabricar em qualquer momento e em qualquer lugar. Diversos artistas já usam a 3DS e o M01D nos seus espectáculos, maioritariamente no Japão, onde o aplicativo está disponível desde 2010. Além de servir todo um leque de possibilidades ao vivo e de gravação, o M01D é também como um pequeno auxílio aos mais exigentes, já que as músicas ou melodias criadas podem ser salvas para o cartão SD e melhoradas ou introduzidas noutras produções.

korg3

Além dos sons disponíveis derivados do M1, a Korg deixou também à disposição outros samples derivados de outros sintetizadores e até criou alguns totalmente novos para a 3DS. Como nem tudo se pode encaixar num estúdio portátil, os efeitos que podemos aplicar são apenas dois: Reverb e Delay. Quer sejam amadores ou entusiastas da produção musical, o Korg M01D mostra-se intuitivo, user-friendly e extremamente divertido, oferecendo-nos infinitas possibilidades de criação. Já não é novidade termos ferramentas de música no mundo dos videojogos, e desde há muitos anos que elas existem. Esta é apenas a melhor.

korg7

Autor: Victor Moreira Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário