Mario Party 10

Toca a juntar novamente o pessoal em casa!

13_banner_mario party 10

É um facto que a Nintendo continua a saber como oferecer divertidas aventuras para aqueles que gostam de jogar em casa na companhia de amigos. Sinal disso é a série Mario Party já ir no seu 10º capítulo (para além de spin-offs) e continuar a apresentar novidades.

01_imagens_mario party 10

Mais uma vez podemos colocar os vários personagens da família Mario a lançar os dados nos diferentes tabuleiros. Existe bastante variedade aqui com um tabuleiro situado num parque de diversões, outro numa floresta assombrada ou nas profundezas do mar… Cada um com as suas próprias características, cada um com as suas próprias regalias e armadilhas. Antes de chegarmos à meta de cada tabuleiro, vamos desafiando os nossos amigos em vários mini-jogos. Esses vão ser importantes para ganharmos estrelas. Quem no fim tiver mais, ganha.

02_imagens_mario party 10

Mas depois de 9 jogos, acho que já todos sabemos como as regras do jogo principal funcionam. É a diversidade dos tabuleiros e dos mini-jogos que nos fazem ficar novamente viciados até aos dias de hoje. Aliás, Mario Party 10 estava em primeiro lugar na minha lista de jogos mais esperados deste ano.

03_imagens_mario party 10

O que me incomoda um pouco é o facto de a Nintendo ter decidido continuar com a característica do estarmos todos num mesmo veículo, e seja quem for que lance os dados, todos nós avançamos as mesmas casas. É uma característica interessante, sem qualquer dúvida, mas sinto falta daqueles tabuleiros sem meta específica e em que cada um ia para o seu lado. Os jogos duravam muito mais tempo e havia também uma maior luta entre cada personagem. Não quero de todo criticar estas novas regras que são divertidíssimas na mesma, mas e que tal a existência de ambos os tipos de tabuleiros?

04_imagens_mario party 10

Mas falta de opções não existem neste novo capítulo. Uma das novidades é o modo Bowser Party que deve ser jogado no mínimo a 3 jogadores. Um deles é o mau da fita, o Bowser! Aqui, enquanto os jogadores “normais” jogam em conjunto, usando o Wiimote para avançar normalmente no tabuleiro, quem faz de Bowser fica com o Gamepad à sua disposição. Os minijogos aqui especializam-se todos em tentar não cair nas armadilhas de Bowser. Cada jogador vai perdendo vidas, podendo mesmo a chegar a ficar a ver os outros jogadores a jogar se não for bem-sucedido. Isso oferece ao jogo uma dinâmica diferente, obrigando os jogadores a estarem mais concentrados naquilo que fazem. Para os mais preocupados, normalmente só se chega a perder as vidas todas quando o jogo já está quase no fim e tendo em conta que um jogo demora em media 30 minutos, mesmo quem fique à espera a ver os outros a jogar, esse tempo dificilmente ultrapassará os 10 minutos.

05_imagens_mario party 10

A nova vaga de amiibos irá contar com amiibos exclusivos Mario Party, ou seja, cada amiibo irá desbloquear um tabuleiro novo. Tabuleiros específicos do modo amiibo Party. Lembram-se de eu ter dito que sentia a falta de tabuleiros em que cada jogador percorria as casinhas a seu próprio ritmo? Bom, as regras de amiibo Party são assim. Aqui coleccionamos moedas para podermos comprar estrelas. É de facto uma espécie de regresso aos tabuleiros dos primeiros jogos desta série.

06_imagens_mario party 10

“Então para que te queixavas no início?” Isto porque existe uma diferença. Os tabuleiros são pequeníssimos. Minúsculos até. Ou seja, são iguais mas ao mesmo tempo diferentes. Mas não deixa de ser uma “novidade” bem-vinda, com certeza, e só faz com que o jogo ganhe em termos de variedade.

Não pode naturalmente também deixar de existir a opção de podermos jogar os mini-jogos em separado. Se não nos apetecer de momento percorrer um tabuleiro inteiro, podemos sempre jogar apenas aquele nosso mini-jogo preferido. Além disso existem também torneios de mini-jogos. Quem ganhar mais jogos, vence.

07_imagens_mario party 10

Depois existem os jogos bónus que nada têm a ver com a temática principal. Um dos mais atraentes é o chamado Joias em Caixa, uma espécie de Tetris muito engraçada. No entanto, às vezes deparamo-nos com algo que à partida parece ser insignificante, mas que só isso justifica a compra do jogo: Badminton. Desde Wii Tenis que não me divertia tanto a competir contra outro jogador. É tão viciante e acredito bem que poderá tornar-se uma das principais razões para ligar a consola.

08_imagens_mario party 10

Se a falta de modo online me incomoda? Apenas um pouco. Acredito que Mario Party tenha como principal função juntar os amigos em casa para uma jogatana e sinceramente é assim que eu o jogo e imagino sempre a jogar (mesmo se houvesse a possibilidade de jogar online). Acredito que o seu público seja diferente daquele que joga Mario Kart, por exemplo. Porque é que num existe modo online e no outro não? Ainda por cima quando a produtora é a mesma? Um jogo de tabuleiro serve para nos juntar. Receio que a essência deste se perderia se as pessoas não fossem “obrigadas” a juntarem-se se quisessem jogar em conjunto.

09_imagens_mario party 10

Estou bastante satisfeito com esta nova entrada e se já perdi horas a divertir-me com a mesma, mais horas irei perder.

up
Veredicto
Mesmo após estes anos todos, continua a existir variedade. Pelo diferente comando e pelas novas ideias nos jogos.
Plataforma
WiiU
Produtora
Nintendo
Autor: Luis Teixeira Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário