Mechs & Mercs: Black Talons

Uma mercadoria de mecânicas interessantes

MM_banner

Os portugueses da Camel 101 arriscam num género que tem vindo a descer de popularidade ao longo dos últimos anos. Lá longe vão os dias áureos dos RTS com grandes lançamentos como Age of Empires e Command & Conquer. Curiosamente o género sempre foi bastante amado em Portugal e talvez tenha sido por isso que Mechs & Mercs: Black Talons chegou até nós. Este novo RTS mistura elementos de vários outros estilos, como RPGs, numa tentativa de inovar o género. E consegue fazê-lo até certo ponto, colocando ao dispor do jogador funcionalidades, como melhorar a nossa nave ou as nossas tropas. Conceitos pouco típicos mas que trazem alguma estratégia para a progressão geral da campanha. Durante esta também é interessante ver como as diferentes facções se vão moldando às nossas escolhas e o impacto que isso vem a ter. Alem das missões principais têm também secundárias que fazemos para uma das facções existentes no universo. Nós, no controlo da nossa companhia de mercenários, podemos escolher trabalhar mais para uma facção ou outra.

Review - Mechs & Mercs_ Black TalonsMM (1)

Este não é bem um RTS “tradicional”, aqui não construímos uma base, não recolhemos recursos (ou pelo menos da forma tradicional) e não temos tantas unidades quanto as que conseguimos treinar. Aqui as nossas unidades são limitadas e todas elas são importantes, isso leva-nos a planear antecipadamente o que vamos fazer de modo a não perdermos as nossas preciosas tropas. Mechs & Mercs não é um jogo que vos dá a mão e vos diz exactamente o que fazer, é um título que vai exigir de vocês a perceberem como este funciona. Mas também sabe recompensar a vossa paciência inicial com uma campanha que fica progressivamente melhor.

Review - Mechs & Mercs_ Black TalonsMM (3)

O combate é interessante com vários tipos de esquadrões e com a presença dos mechs, robôs gigantes que podemos utilizar e que podem virar o rumo de uma batalha. No entanto, por vezes parece que a estratégia não interessa, que precisamos simplesmente carregar sobre os inimigos com tudo o que temos, mas há situações onde tal se torna impossível sem perdermos recursos valiosos. Os mechs infelizmente sofrem um pouco em termos de memento devido à aparente falta de impacto em termos audiovisuais. Algo que temos de ter especial atenção são as pontes, muito comuns neste jogo, onde as nossas unidades perdem pontos de defesa. A estratégia portanto resolve à volta das pontes e do facto de podermos tomar certas posições atrás de objectos, uma espécie de sistema de cover que faz lembrar X-Com. Os gráficos mostram-se datados e não vão surpreender ninguém mas conseguem fazer o seu trabalho com eficiência e criar um bom ambiente sci-fi. Só é pena este não ser complementado com um mundo interessante com várias histórias para contar. Mas, até aqui nada de grave, no entanto existem pontos negativos que não posso deixar de realçar.

Review - Mechs & Mercs_ Black TalonsMM (4)

Como já disse este não é um jogo fácil, para piorar, a falta de um bom tutorial faz-se sentir nos primeiros momentos onde vamos andar meio desorientados numa interface que não é propriamente intuitiva. Por vezes a inteligência artificial chega a ser irritante, várias foram as vezes onde as unidades não faziam aquilo que é suposto, ou o faziam com pouco eficiência, e acabavam por levar imenso dano sem ser culpa das minhas tácticas algo berzerkistas. O som também não parece adequado, devido à falta de balanço, tendo sido necessário mexer nas opções para conseguir ouvir a narrativa e as armas parecem desprovidas de impacto significativo. Mas pior do que tudo foi sem dúvida a velocidade com que o jogo se desenrola. As nossas unidades mexem-se super devagar, mal entrei no jogo uma das primeiras coisas que fiz foi ir às opções procurar uma opção para o acelerar (à imagem do que acontecia em Starcraft), mas tal não existia. Não queria acreditar no quão lento eram os meus esquadrões, e ir de um lado ao outro do mapa, se for preciso, demora imenso tempo.

Review - Mechs & Mercs_ Black TalonsMM (8)

No geral, Mechs & Mercs: Black Talons é um jogo divertido que faz muita coisa bem embora tenha alguns problemas graves. O meu desejo é que acabe por ter sucesso suficiente para podermos ver uma sequela, já que esta pode ser a base de uma excelente sequela devido a todas as ideias interessantes que este título tem. Seria apenas uma questão de limar algumas arestas, como melhorar o combate e construir um mundo mais completo e credível. Apesar dos problemas, ainda assim, leva o meu voto positivo por achar que será uma experiência gratificante para quem lhe der uma oportunidade séria e gastar tempo a aprender todas as suas mecânicas.

up
 Veredicto                                                        
Um jogo com alguns problemas sérios mas que ainda assim consegue ser uma boa experiência.
 Plataforma        
 PC
 Produtora         
 Camel 101
Autor: Ivan Cordeiro Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário