Need For Speed Hot Pursuit

8
Longevidade : 8/10
Jogabilidade : 9/10
Gráficos : 8/10
Som : 8/10

A jogabilidade é muito compensadora

Não é um jogo inovador

“Speed I´m Speed”. Não, não me enganei, não vou testar o jogo “Cars” da Disney Pixar, mas sim Need For Speed Hot Pursuit para a plataforma da Apple o iPad 2.

A cada dia que passa os jogos para o iPad melhoram e por isso já estou ansioso que chegue o amanhã. Fazendo a ligação com outro artigo onde menciono a placa gráfica 3D da 3dfx, foi no PC, com uma 3dfx que joguei o Need for Speed pela primeira vez e, como podem imaginar, guardo só boas recordações: a revolução dos gráficos 3D com texturas dava um ânimo extraordinário e fazia ansiar as novidades dos videojogos.

No iPad este jogo é bom, muito bom! Os gráficos muito ao estilo arcade fazem muito o meu gosto. Ainda hoje me espanto com o poder do iPad, se pensarmos que há 10 anos um computador não tinha o poder computacional do iPad, muito menos com a portabilidade, qualidade de imagem e inovação (acelerómetro e ecrã táctil). Há 10 anos precisávamos de uma “máquina” para jogar este tipo de jogos. Need for Speed tem-se reinventado e este é um caso de sucesso. A componente multijogador que é oferecida nesta versão apimenta ainda mais o jogo.

Para quem já conhece o jogo noutras plataformas não encontrará grandes novidades nesta versão. No entanto temos 20 carros, 15 adaptações de carros de polícia, modo de foragido da lei, várias armas, modo de perseguição policial, e a componente online via Bluetooth ou wi-fi, são os ingredientes para condimentar uma receita perfeita ou perto disso. A sensação de velocidade é muito boa, os gráficos fluídos e a sonoplastia dá o ambiente necessário. Ao jogar este jogo por vezes lembrei-me de Chase HQ , não que encontre necessariamente coisas semelhantes, vá-se lá perceber como tal facto aconteceu, e como adoro o Chase HQ, foi com agrado que também joguei Need For Speed.

Continuo quase 14 anos depois dos primeiros Need for Speed a gostar do conceito e este não me desilude, joguei no iPhone e o prazer mantém-se, apesar do ecrã mais pequeno.

Jogar num iPad é fácil, os comandos tácteis no ecrã ajudam e a simplicidade nos comandos do jogo favorecem a jogabilidade. O jogo é indicado para crianças acima dos 4 anos, muito embora, se for feita a escolha fora da lei, não é adequado para todas a crianças com 4 anos. Não sou um adepto da censura nos jogos mas há que adequar os conteúdos para as idades de quem acede aos mesmos; poder-me-ão dizer que um miúdo de 4 anos não compra as aplicações mas sim um adulto, no entanto devido ao facto de um iPad ser extremamente simples de usar não há criança que resista e claro que, ao manuseá-lo, acede aos conteúdos. Fica por isso esta nota que apenas alerta para aquilo que todos sabemos, mas nunca é de mais lembrar e relembrar.

Este jogo foi lançado em Maio de 2011, uma vez mais pela E.A. e, claro, há uma versão HD própria para o ecrã do iPad. Por cerca de 9€ temos o jogo na Apple Store (iTunes). Recomendo o jogo para os amantes de jogos de carros e em especial os fãs da série Need For Speed.

Autor: Mario Tavares Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário