Nes Remix 2

8
Longevidade: 8/10
Jogabilidade: 9/10
Gráficos: 7/10
Som: 7/10

Uma nova e superior visita a alguns dos maiores clássicos da NES

Não ter sido já um SNES remix… mas esperemos que ele venha futuramente

Pouco meses depois do inesperado lançamento de NES Remix, anunciado de surpresa num Nintendo Direct e disponibilizado para download no próprio dia, surge agora o seu sucessor. Para quem não saiba, esta é uma compilação de clássicos 8 Bits da Nintendo transformados em pequenos desafios que parecem parentes próximos dos micro-jogos loucos de Wario Ware. Se no primeiro homenagearam-se 16 títulos diferentes, de mais famosos a mais obscuros, na sequela o número reduz para 12 mas é uma decisão acertava pois focaliza-se nos jogos que realmente interessam. Esta nova abordagem permite também que alguns dos desafios se tornem um pouco mais trabalhados saindo do campo minimalista dos micro-jogos ao encontro de … mini-jogos. Não pensem também que irão apenas repetir o que foi feito no anterior NES Remix a partir de diferentes jogos. É certo que algumas ideias são revisitadas como os endless runners e níveis que nos põem a navegar às escuras mas surge também uma quantidade generosa de novas ideias.

nesremix_1

Cada vez que passamos um nível temos acesso a outro e facilmente nos viciamos e temos vontade de alcançar a pontuação máxima de 3 estrelas (e um arco-íris) em todos eles. Mais uma vez a parte mais interessante do jogo encontra-se nas remixes que misturam diferentes franchises resultando em momentos tão improváveis como Samus a apanhar moedas nos túneis de Super Mario Bros ou na Princesa Peach a salvar-se a si própria. Definitivamente este título não se leva a sério em termos de consistência lógica mas não é esse o seu objectivo, é apenas um conjunto de desafios curtos, divertidos e viciantes.

nesremix_8

Desta vez a homenagem recai nos clássicos Dr.Mario, Kirby’s Adventure, Punch-Out!!, Super Mario Bros.3, Ice Hockey, Mario Open Golf, Super Mario Bros: The Lost Levels, Wario’s Woods, Kid Icarus, Metroid, Super Mario Bros. 2 e Zelda II: The Adventure of Link. Existe ainda espaço para o Super Luigi Bros que nos permite jogar uma versão completa e inversa de Super Mario Bros em que o herói passa a ser o Luigi numa aventura agora revertida da direita para a esquerda, o que representa uma mudança curiosa que nos faz revisitar o Mushroom Kingdom. Existe ainda o Championship Mode que é uma espécie de triatlo online com a publicação das melhores pontuações, algo inexistente no original.

nesremix_6

Por todas estas razões NES Remix 2 pode já não ter grande parte do seu factor surpresa mas é seguramente um conjunto mais coeso e superior ao seu antecessor. Segundo a Nintendo, o sucesso e impacto deste jogo decretará se futuramente poderemos jogar uma muito apetecível SNES Remix, Gameboy Remix ou outra visita ao catálogo mítico e único da empresa. Esperemos que sim!

Autor: Joao Sousa Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário