Pokémon Puzzle Challenge

Quem tem os polegares mais rápidos?

Pokemon Puzzle Challenge IMGSpokemon 600x150

Tetris foi de facto um jogo memorável e sem qualquer sombra de dúvida um dos mais influentes de sempre nesta indústria. Com o passar dos anos, foram surgindo vários outros puzzle games baseados em blocos e “limpar” linhas ou colunas dos mesmos. Da Sega tivemos o Columns, a Compile trouxe-nos o Puyo Puyo e claro que nem preciso de referir obras mais recentes como o Bejeweled ou mesmo o infame Candy Crush Saga (não se esqueçam do trademark). A Nintendo também não se deixou ficar para trás e em 1995 lançou o Panel de Pon no Japão, Tetris Attack no ocidente. E por outro lado, com o enorme sucesso a nível mundial que os Pokémon faziam, o desenvolvimento de um novo Panel de Pon com personagens da Nintendo não foi de todo uma ideia descabida. E eis que nos surgiu este Pokémon Puzzle Challenge para a Gameboy Color.

Pokemon Puzzle Challenge IMGS3DS_VC_PokemonPuzzleChallenge002

Mas em que se diferenciam as mecânicas de jogo dos demais concorrentes? Bom, a ideia aqui consiste em pegar em 2 blocos e trocá-los horizontalmente de posição, de preferência para que depois os consigamos alinhar em filas horizontais ou verticais de 3 ou mais blocos idênticos, fazendo-os desaparecer. A gravidade também existe neste jogo, pelo que os blocos depois de desaparecerem fazem com que os outros caiam, o que por sua vez pode resultar em combo chains de vários blocos a desaparecer de forma sequencial, o que é sempre bom para a pontuação. Por outro lado, não temos peças a cair como Tetris, mas sim toda a base vai subindo, com novas linhas de blocos a surgir do chão. Podem ser mecânicas de jogo já familiares com muitos outros puzzle games existentes no mercado, mas uma coisa é certa: o resultado final é muito viciante!

Pokemon Puzzle Challenge IMGS3DS_VC_PokemonPuzzleChallenge003

Mas sendo este um videojogo baseado em Pokémon, então os bichinhos da Nintendo invariavelmente acabam por aparecer. O modo principal de jogo, o dito “Challenge” permite-nos escolher um de 3 Pokémon iniciais, nomeadamente os mesmos da segunda geração que foram vistos em Gold/Silver/Crystal. Em seguida vamos combatendo os Gym Leaders de outras cidades e os seus Pokémon principais, que aparecem no ecrã de jogo com uma barra de energia. Para os derrotar temos de desencadear uma série de sequências de combos, mas por outro lado também vamos sendo atacados por eles, ao colocarem blocos inúteis no ecrã que só nos atrapalham. Também podemos apanhar outros Pokémon e jogar com os mesmos, mas sinceramente não vejo grandes vantagens ou mudanças entre os Pokémon escolhidos, é mais uma desculpa para os “apanhar a todos”.

Pokemon Puzzle Challenge IMGS3DS_VC_PokemonPuzzleChallenge007

Outros modos de jogo incluem os infinitos Marathon e Garbage, onde jogamos indefinidamente até o ecrã ficar completamente cheio de blocos, sendo que o Garbage coloca-nos mais entraves com blocos inúteis a atrapalhar a coisa. Para os fãs de maiores desafios temos o Time Zone onde o objectivo é atingir o máximo de pontos possível com apenas 2 minutos, o Line Clear onde temos de garantir que “destruímos” todos os blocos acima de uma certa linha e o Puzzle Mode, onde com um número limitado de movimentos que podemos fazer, temos de limpar todos os blocos no ecrã. Alguns destes modos de jogo, como o Line Clear podem ser jogados para 2 jogadores com recurso ao Link Cable, assim como o Versus mais clássico, que era um vício certo entre amigos.

Pokemon Puzzle Challenge IMGS3DSVC_PokemonPuzzleChallenge_01

No departamento audiovisual, Pokémon Puzzle Challenge herda muito artwork e material dos Pokémon Gold e Silver, também para a Game Boy Color. Infelizmente devido à falta de iluminação do ecrã da Game Boy Color, muitas das cores aparentam estar mais esbatidas, o que poderá ser um problema tão “cor dependente” como este. Felizmente que o jogo está agora disponível na 3DS Virtual Console, o que já resolve essa questão. As músicas também vão buscar melodias já conhecidas ao anime e a videojogos Pokémon anteriormente lançados.

Apesar de este jogo ter sido lançado quase em conjunto com o Pokémon Puzzle League para a Nintendo 64, que apresenta bem mais modos de jogo e acaba por ser mais completo por si só, esta versão Game Boy Color tem para mim tudo o que eu espero de um jogo portátil. Por um lado, é bem viciante e agradável de se jogar, por outro, também nos permite ter partidas relativamente curtas, o que é sempre bom quando apenas podemos jogar uns 15 minutos no metro.

up
 Veredicto                                                        
Apesar de usar a marca Pokémon de forma algo superficial, não deixa de ser um excelente e viciante puzzle game.
 Plataforma        
 Gameboy Color
 Produtora         
 Nintendo
Autor: Ivo Leitao Pesquise todos os artigos por

One Comment on "Pokémon Puzzle Challenge"

Deixe aqui o seu comentário