Pokémon TCG

5
Longevidade: 7/10
Jogabilidade: 5/10
Gráficos: 5/10
Som: 5/10

Aspecto coleccionável | Aspecto visual conhecido e apelativo

Mecânicas de combate demasiado simples | Hoje em dia, obsoleto

A febre de Pokémon foi tanta na segunda metade dos anos 90 que o popular Anime gerou três jogos de enorme sucesso no Gameboy original, tal como uma panóplia de merchandise da série. O sucesso dos Role Playing Games Pokémon Red e Pokémon Blue, é merecido. São excelentes jogos dentro do seu género e pessoalmente os meus favoritos na respectiva consola. Muitas foram as horas que perdi com esses jogos mas houve um que nunca tive oportunidade de experimentar, Pokémon Trading Card Game. A entrada da franchise no mundo dos Trading Card Games ou TCGs, parece-me a mim uma inevitabilidade, dada a natureza do Anime e dos primeiros jogos, sendo praticamente um caminho natural que obviamente iria ser percorrido. Não foi só Pokémon que entrou no mundo dos TCGs, muitos outros o fizeram, no entanto este teve muito mais sucesso, conseguindo vir para ficar.

Pokémon_TCG (1)

Muitos outros desapareceram por entre o domínio incontestável de Magic The Gathering. Tão inevitável como o aparecimento de Pokémon TCG era a sua conversão para o Gameboy, consola onde já outros jogos da série tinham sido muito felizes. Pokémon TCG não é um jogo complexo, ficando neste aspecto muito atrás do avô Magic the Gathering, mas muita da sua popularidade vem desse mesmo facto. A sua simplicidade tornou o jogo acessível a um grande público. Quer entre os mais novos, quer entre os fãs da franchise. Convém lembrar que o Gameboy era um sistema muito simples, apenas contava com um D-pad e dois botões (A e B). Como tal era o jogo perfeito deste género para esta plataforma. Pokémon Trading Card Game é em termos de aspecto visual bastante similar aos seus primos RPGs. A diferença reside em como se desenrolavam os combates, já que a exploração era feita de maneira idêntica. Em vez de jogarmos o nosso Pokémon, jogamos uma carta que representa esse Pokémon. Depois existem cartas de energia necessárias para jogar os Pokémon e cartas com habilidades específicas.

Pokémon_TCG (2)

Não quero estar a descrever em pormenor como se joga Pokémon TCG, até porque não vos quero aborrecer de morte. Digo apenas que apesar de simples, é divertido. O slogan “gotta catch them all” aplica-se também na perfeição neste jogo, só que coleccionamos cartas. Pessoalmente acho ainda mais viciante. O problema com este título foi eu dar por mim a pensar “será que isto é necessário?”. A menos que seja por uma razão nostálgica ou por abrupto alto interesse na série, não vejo o porquê de alguém pagar por este jogo. Existem alternativas muito melhores não só na 3DS como noutros dispositivos móveis como Android ou iOS. E, diga-se, este não é propriamente o mais interessante dos trading card games, de longe. A sua popularidade assenta mais na popularidade do franchise do que nas mecânicas de jogo. Como tal, porque haveria alguém de pagar por um jogo obsoleto? Para mim a resposta é nostalgia, fora isso acho que a eshop da 3DS passava bem sem este jogo.

Autor: Ivan Cordeiro Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário