Professor Layton and the Azran Legacy

8
Longevidade: 10/10
Jogabilidade: 8/10
Gráficos: 9/10
Som: 8/10

Puzzles desafiantes | Personagens carismáticas | Enredo fascinante

Sem grandes novidades em relação aos anteriores | Narrativas secundárias podem afastar ou distrair da história principal

Chega no próximo dia 8 o novo e também último jogo da série Professor Layton, Azran Legacy, que serve igualmente de fecho à história iniciada em Spectre’s Call que em conjunto com Miracle Mask e com o filme Eternal Diva, formam uma prequela à primeira trilogia da DS.

ProfLayton_Azran_3

A base do jogo continua a mesma, com uma montanha de quebra-cabeças que são viciantes, desafiantes, sublimes! Baseados nos livros japoneses de Tago, os testes mentais apresentam uma dificuldade necessariamente equilibrada, que fazem com que não desistamos daquele puzzle que nada tem a ver com a narrativa principal, mas como não somos de deixar coisas a meio, tem que ficar feito a todo custo, e afinal de contas, nunca se nega um bom puzzle! A cada puzzle resolvido, somos premiados com certa pontuação, denominada no jogo por Picarats, pontos estes, que nos ajudam a desbloquear certos bónus dentro do jogo. Errar um puzzle, e voltar a iniciar o mesmo, vai baixar o valor de Picarats a receber, por isso é requerida enorme atenção, há detalhes minúsculos que nos passam ao lado e até armadilhas inteligentes que nos tramam facilmente. Temos a possibilidade de usar um certo número de ajudas para cada exercício mental, mas acreditem, é muito melhor puxar pela cabeça e acabam por se sentir os melhores do mundo!

ProfLayton_Azran_8

Os puzzles vão ficando disponíveis através das personagens que vamos encontrando, que não querendo dar-nos as soluções de mão beijada, tendem sempre a lançar um desafio cada vez mais difícil do que o anterior, mas é a única maneira de passarmos a outro segmento, de descobrirmos novas localizações ou simplesmente avançar na história. Por vezes aparecerão também puzzles onde menos se espera, muitos dos quais de efeito secundário à narrativa, e com os ajudantes de Professor Layton em plano de destaque.

ProfLayton_Azran_5

Em Azran Legacy, Layton faz-se acompanhar dos seus ajudantes Luke e Emmy, e tentam descobrir os segredos da civilização Azran, enquanto se debatem também com a misteriosa presença da agência Targent. Podem contar com cerca de 150 quebra-cabeças só para a história principal, sendo que no total terão mais de 500 para resolver, muitos dos quais disponíveis via download, numa rotina diária, durante um ano, tal como aconteceu com o jogo antecessor a este. Além do prato principal, o sexto jogo da série oferece também uma diversidade de mini-jogos, sempre desafiantes e não fugindo à ligação com a narrativa, de certa forma. Localizados no menu de pausa, os mini-jogos vão ficando disponíveis com o avançar da história, e consistem em vestir a rigor personagens que vamos conhecendo pelo jogo em Dress Up, ajudar um esquilo a guardar certos objectos em Nut Roller, e fazer florir um jardim em Blooms and Shrooms. Pode parecer simples, mas… vão ficar surpreendidos.

ProfLayton_Azran_7

No mesmo menu, temos acesso a outros elementos do jogo. Aqui estão também alojados artigos sobre localizações por onde já passamos. Quando um evento novo acontece em qualquer parte do globo, significa também que há mais qualquer coisa para fazer nesse mesmo cenário, seja para descubrir novas áreas, personagens, puzzles ou objectos coleccionáveis. Estes mesmos objectos têm o seu próprio espaço, e apesar de não interferir com a narrativa, é sempre engraçado explorar bem os cenários e tentar reunir toda a coleção.

ProfLayton_Azran_6

Mas não é só pelos puzzles que conhecemos a série Professor Layton. A apresentação e grafismo característico está de volta, com cenários brilhantemente detalhados e coloridos que podemos explorar, fazendo-se acompanhar de cutscenes em forma de desenho-animado que são uma autêntica relíquia, como aquelas que Hershel Layton gosta de encontrar! A sonoridade é como toda a história, um entrelaçar de mistério e surpresa, para uma maior imersividade no jogo. Os cenários apresentados são multi-funcionais, quero eu dizer, não é só pelos puzzles que a exploração se torna divertida, há minímos detalhes que devemos ter em conta, como encontrar moedas de pista quando a pequena lupa muda de cor, ou esperar que haja sinal de relíquias para apanhá-las.

ProfLayton_Azran_2

Não se podia esperar melhor para um final desta segunda trilogia. Azran Legacy é um jogo sólido, desafiante e totalmente viciante. Juntando o melhor de vários mundos, a Level-5 criou um enredo cheio de mistério e personagens que parecem ter vida, conferindo a cada uma um estilo e maneira de ser única e que nos leva sempre a querer saber mais, e por fim, descubrir a verdade por de trás dos planos da Targent e a misteriosa aparição da “múmia viva” da Civilização Azran. A aplicação dos quebra-cabeças é genial, e a não linearidade do jogo conferem-lhe muitas horas bem passadas.

Autor: Victor Moreira Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário