Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition

Quando a fusão de jogos é perfeita…

600x150

Como entusiasta de puzzle games e acérrimo adepto do Puzzle Quest (e afluentes), foi com grande alegria que vi em tempos publicidades ao Puzzle & Dragons e o mesmo a surgir em variados tops que o definiam como um dos melhores jogos para dispositivos mobile. Infelizmente, numa jogada não muito compreendida pela GungHo, o jogo nunca viria a sair na Europa para o sistema Android, e portanto, nunca o iria conseguir jogar… Dado isto, é claro que os meus níveis de loucura voltaram ao seu melhor quando soube que a Nintendo iria receber de braços abertos este título na sua portátil, e ainda mais quando anunciaram que não só iriamos ter um jogo ao estilo do que as plataformas mobile oferecem, como também teriamos direito a outro, completamente baseado no Reino Cogumelo, nas suas personagens e nos seus inimigos!

PADZ_illustration_011

Mas vamos por partes! Puzzle & Dragons Z, baseado no seu parente, adiciona ao estilo match 3 uma história rica em conteúdo, surpresas e muitos encontros épicos! O nosso objectivo é restruturar o mundo que foi “recortado” em peças de puzzles, e para isso pomos à prova as nossas habilidades no campo de batalha, deslocando-nos pelo mundo como num verdadeiro JRPG. Há cidades, quests, side-quests, um número absurdo (no bom sentido) de linhas de texto e curiosos, ou hilariantes, discursos. Assim que entramos numa masmorra sentimo-nos como num velhinho RPG, parece que voltámos ao tempo dos dungeons crawlers. Apesar do movimento ser automático, lá paramos para entrar nas típicas batalhas. Mas não se iludam, não é fácil. Ao contrário do que seria normal, neste jogo de puzzle não há trocas directas de peças, pelo contrário, podemos pegar numa peça e andar com ela pelo quadro e po-la onde quisermos, havendo um tempo limitado para isso. O problema? As outras peças todas mexem-se por onde passamos com a caneta, baralhando o quadro e assim destruindo possíveis combos que são importantíssimos no combate. Na verdade, fazer combos seguidos pode bem ser o segredo para a vitória.

 PADZ_combo fight + egg

O efeito Pokémon

O aspecto mais interessante do jogo são as criaturas que nos ajudam durante a nossa caminhada. Tal como cada peça tem o seu elemento – água, fogo, madeira, luz e escuridão (ou trevas) – também os monstros se regem por este mesmo princípio, fazendo com que as nossas escolhas e as nossas trocas sejam mais ou menos eficazes, partindo do principio lógico de que a água é mais forte contra o fogo, por exemplo, e por aí em diante.

 PuzzleandDragons_Direct0114_01

Estes monstros vão-se juntando à nossa equipa, quer por captura, quer por “rebento”. Sim, no campo de batalha é possível encontrar ovos que devemos, na nossa base, pôr numa máquina feita para o caso. Contudo, este processo acaba por ser completamente aleatório: tanto nos pode calhar um monstro com um nível alto e que realmente vai dar uma ajuda valente, como pode sair um coxo (sem maldade) e ficar de suplente… Mas há mais utilidades para estes monstros! Pelo caminho vão também encontrar peças, denominadas no jogo de chips, que vos vão permitir a evolução dos vossos bichos. Eles não só sobem de nível como ganham novos ataques, novos poderes e obviamente um boost total aos seus atributos. Sim, o jogo é complexo. Além disto, há ainda outra máquina – há maquinas para tudo – que vos permite evoluir os vossos monstros utilizando ovos, já que estes ficam marcados como “conhecidos” se já os encontraram antes, e não precisando de ter dois da mesma espécie, é algo extremamente útil para dar um boost à equipa. Como mencionado, estes verdadeiros ninjas com asas e garras têm também poderes, ou ataques fortes, que são activados em batalha. Para isto, é necessário primeiro deixar que o ataque fique pronto, fazendo trios de peças do mesmo elemento. Ajuda bastante e pode também ser a salvação no final de uma masmorra.

 PADZ_egg 1

Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition

Sensacional. Se o jogo principal é um vício enorme para quem se entranhe bem na sua jogabilidade excelente, já este é um mimo enorme para os fãs da Nintendo e dos seus heróis. Esta versão de Super Mario Bros. conta com toda a magia de Puzzle & Dragons Z, com as mesmas e excelentes mecânicas, trocando apenas as personagens e ajudantes pelo Super Mario, Toad, Luigi, entre outros, e obviamente todos os imaginários inimigos da série. E olhem só, também há máquinas aqui! É possível evoluir as criaturas que apanhamos durante os níveis, sendo que algumas são tão familiares que até mandamos umas gargalhadas. Qual seria a evolução prevísivel de um goomba ou de um koopa? Ganham asas, claro! De resto, o jogo substitui o mundo sombrio dos malvados da Paradox – Os inimigos de Puzzle & Dragons Z – por um colorido e vibrante passeio pelo Reino Cogumelo! Mas, tal como no jogo acima citado, continua a não ser fácil. É preciso muita estratégia, pensamentos profundos antes de agirmos, e trocas que nos deiam combos! As caminhadas e mapas são também substituidos por um mapa mais simples, e que a Nintendo já nos habituou em jogos da série Super Mario.

 image150110_1237_001

Este é, sem dúvida, um convite a algo diferente e completamente viciante. Não se deixem levar pelo aspecto casual do jogo, porque é muito mais que isso. Só o simples facto de o jogo ter mais de 200 monstros para encontrar e evoluir é um bom chamariz… Já a sua complexidade e o desafio interessante que apresenta, propõe-nos uma viagem estratégica sem aborrecimentos!

Não é por acaso que nos dispositivos móveis o título já tenha ultrapassado o arrepiante número de 40 milhões de downloads e nem tem o mundo rico que este apresenta. Marquem na lista de compras futuras, este é mesmo obrigatório.

up
Veredicto
Uma curiosa e excelente reunião entre RPG, Puzzle e Pokémon. Fantástico!
Plataforma
3DS
Produtora
GungOh Online Ent.

 

Autor: Victor Moreira Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário