Super Mario Maker for Nintendo 3DS

Best of Mario Maker (bem, mais ou menos)

smaker600x150

Depois da sua incursão pela Wii U, Super Mario Maker está de regresso, desta vez na portátil da Nintendo. Mas será que algo teve que ser sacrificado em nome da portabilidade?

Como experiência de jogo, este é um dos melhores Marios 2D dos últimos anos, com a quantidade generosa de 100 níveis divididos em 18 mundos, engendrados por quem sabe (os seus criadores na Nintendo). Em cada nível somos ainda desafiados, por exemplo, a apanhar todas as moedas ou a eliminar todos os inimigos, o que estende ainda mais a sua durabilidade e, já por aí, temos entretenimento que chegue para umas boas horas. Fora isso, bastará uma ligação à internet para ter acesso a um número potencialmente infinito de níveis criados por outros jogadores.

smm_levelselection

Até aí tudo bem, mas a porca torce o rabo quando percebemos que não nos dão hipótese de filtragem/escolha, a não ser pelo critério de quatro graus de dificuldade. Querem jogar um nível específico que jogaram na versão Wii U? Boa sorte! Isso é uma decisão difícil de compreender e que surge como algo que poderia ser giro e diferenciador entre as duas versões, mas que, na verdade, é uma má ideia. É que a partilha de níveis criados é feita apenas a nível do Street Pass da 3DS, numa lógica de partilha de níveis em comunidades mais restritas ou íntimas… Ok, na teoria, e antes de pensar muito sobre o assunto, até parece giro, mas porquê limitar tanto? E o que acontece a quem não tem amigos ou conhecidos por perto que usem o jogo? Para um utilizador como eu, que jogo quase exclusivamente em casa, para quê dar-me ao trabalho de criar novos níveis, quando o mais provável é que acabe por nunca me cruzar com ninguém com quem os partilhar?

smm_mario3

O que acontece na prática é que ficamos com algo como “The Best of Super Mario Maker From Wii U”, mas a parte de criação de níveis perde o seu impacto e interesse. É uma pena que assim seja pois, apesar do tamanho reduzido da 3DS, em relação à Wii U, o editor continua a ser fácil e divertido de usar, perdendo apenas na sua componente de partilha.

smm_mariobuilder

Fora isso, notei também que, ao construir níveis com pilhas generosas de inimigos, o processamento da 3DS começava a demonstrar fragilidades, com o jogo a desacelerar acentuadamente, algo que nunca tinha reparado num título da Nintendo e que me deixou surpreendido. Por outro lado, não esperem vivenciar este Mario 2D com a profundidade acrescida do efeito de 3D, pois ela encontra-se completamente ausente.

smm_newmario

No fundo, esta versão é boa para quem gosta dos jogos 2D de Mario na sua versão portátil (pessoalmente até prefiro) e não está interessado em partilhar as suas criações. Por outro lado, para quem quer realmente ser um maker e aproveitar todo o potencial do jogo, a versão Wii U será mais aconselhável. Para mais informações, consultem a nossa análise original de Super Mario Maker na edição número 57 da nossa revista.

up
Veredicto
Como jogo é bastante bom, mas como maker, sem partilha online, deixa algo a desejar…
Plataforma
3DS
Produtora
Nintendo
Autor: Joao Sousa Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário