Ultimate Race

9
Longevidade : 9/10
Jogabilidade : 9/10
Gráficos : 9/10
Som : 8/10

Gráficos deslumbrantes | Jogabilidade

3DFX. Se há sigla famosa, esta é certamente uma delas, uma marca que revolucionou o mundo dos videojogos, primeiro no PC e depois nas consolas Xbox.

Estamos em 1998, o nosso país respira uma vibrante energia na atmosfera, a exposição universal pousara no Parque das Nações, mais propriamente na EXPO98. Relógios da Swatch eram lançados alusivos ao tema da EXPO, surgia a banda irlandesa de seu nome The Corrs, a Playstation já era comum nas salas de estar e continuava a evangelizar todo o tipo de “infiéis”.

Mas foi também em 1998 que tive contacto com o jogo objecto deste artigo de seu nome Ultimate Race.

O jogo que vinha em muitas das placas 3D com os chips gráficos 3dfx, Diamond com o modelo Monster, Orchid, Maxi, Creative Labs entre muitas outras marcas.

A placa em particular era uma Maxi Gamer 3D, e este magnífico jogo criado pela Kalisto é o homólogo do Daytona USA mas para a plataforma da IBM, o PC. Rapidamente surgiu o Ultimate Race Pro, que tinha, além de algumas pistas, melhorias ao nível do 3D. Nunca o PC tinha visto um jogo tão ao estilo arcade, com gráficos deslumbrantes e uma fluidez sem igual, um som do melhor e para o qual tive ainda a oportunidade de o testar com um volante.

Que experiência fenomenal! Definitivamente o PC tornara-se na melhor plataforma de jogos de sempre e este estilo de condução muito arcade chegara, colmatando a última ausência de estilo com uma qualidade que rivalizava, ou até mesmo ultrapassava, as arcades. Já vários jogos tinham tentado este feito, tal como por exemplo: Screamer 1 e 2, e até mesmo o Need For Speed, mas nenhum roçava o estatuto do que uma arcade pode proporcionar.

Este jogo pode ser jogado em multiplayer também, o que é uma feature pouco comum em 1998. Como sabem a internet era ainda muito restrita e ainda muito “verde” por isso os jogos online eram muito pouco comuns, mas já conhecidos entre a comunidade de gamers em Portugal e claro no resto do mundo.

Ultimate Race é das experiências mais gratificantes para um amante de jogos de condução, só repeti esta experiência 2 anos mais tarde com Need For Speed Porsche 2000. As paisagens são lindas com sombreados, as estradas com árvores e detalhes não antes vistos, o asfalto tem um detalhe que ainda é muito bom nos dias de hoje, os efeitos do sol, até foi dado o detalhe do tempo. Por exemplo, começamos a conduzir de dia e depois escurece com o pôr-do-sol e depois cai a noite. A chuva também está presente, mas tudo com um nível de detalhe nunca visto para um PC.

Há momentos que parece que estamos em passeio (acelerado, pois é uma corrida), qual volta até ao Guincho, passando pela estrada da Malveira. Hoje com carta de condução e tendo já experiência de alguns anos consigo lembrar-me dos cenários de Ultimate Race e traz-me à memória partes de uma viagem à Suíça que fiz de carro. Os cenários, a jogabilidade, toda a atmosfera sonora criam uma “virtualidade quase real”, o que não deixa de ser estupendo, considerando que o jogo corre num Pentium MMX 233Mhz com uma gráfica 2D de 4 megas, e com a 3DFX de 8 megas e apenas 64mb de RAM. Uma das particularidades da 3DFX é de garantir uma fluidez contínua de 60 FPS a uma resolução de 800×600, que pode parecer pouco mas mesmo assim superior à de um filme em DVD.

Afirmei que a 3DFX mudou o mundo dos videojogos, é verdade e reafirmo: mudou ainda o mundo das consolas. A marca foi adquirida pela Nvidia que “absorveu” os engenheiros da 3dfx e tecnologia, esta mesma tecnologia foi aplicada na XBOX com o seu GPU criado pela Nvidia com inúmeras semelhanças com a placa Geforce de 3ª geração para o PC. Se tiverem a sorte que eu tenho de o poder jogar nos dias de hoje, aproveitem, já há versões que correm em sistemas operativos mais recentes tal como o Windows XP. O seu sucessor Ultimate Race Pro é muito bom também e prefiro-o a este que vos apresento, mas são muito semelhantes. O jogo corre ainda em outras plataformas de gráficos tal como a PowerVr, mas não tem a mesma fluidez de uma 3dfx.

Há vários jogos que marcam uma etapa na cronologia de vida da plataforma PC e dos vários que tenho na minha memória constam Rainbow Six, Doom, Quake, Medal of Honnor, GTA, Battlefield, Half Life, Need For Speed Porsche 2000, Dune2, Indianapolis 500, Sim City e claro Ultimate Race.

Autor: Mario Tavares Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário