Uncharted: The Nathan Drake Collection

A melhor maneira de jogar a série Uncharted!

Uncharted™: The Nathan Drake Collection_20151009181933

A série Uncharted é, sem dúvida, uma das melhores dos últimos tempos, no que toca ao género de acção. Parece que foi ontem, mas o primeiro da série, Drake’s Fortune, já foi lançado em 2007. Sim, já se passaram oito anos. E, já nessa altura, foi uma proeza técnica no departamento visual, com uns gráficos impressionantes, principalmente, porque estamos a falar no campeonato das consolas. A Naughty Dog trouxe com Drake’s Fortune uma aventura cheia de acção, com cenários exploráveis deslumbrantes e uma narrativa descontraída, além de interessante. No campo da jogabilidade não havia nada de novo, um third person shooter com uma progressão semi-linear. No entanto, esta era quase perfeita, além de permanecer divertida do início ao fim. As duas sequelas, Among Thieves e Drake’s Deception, seguiram as mesmas pegadas. Mais uma vez, não introduziram nada de novo, mas, aquilo que era oferecido havia sido executado com uma excelência de que poucas produtoras se podem gabar, estando a Naughty Dog entre elas.

UnchartedDC (1)

Chega agora até nós Uncharted: The Nathan Drake Collection, uma compilação dos três jogos da série com algumas melhorias. Há quem se oponha firmemente aos incontáveis remakes e updates que a indústria faz hoje em dia. Pessoalmente, não me excluo totalmente desse bolo e, se por um lado há alguns com que consigo concordar, por outro, há aqueles que são óbvias reciclagens de conteúdo para tentar meter mais uns euros ao bolso. Se esta febre já havia iniciado na Playstation 3, na Playstation 4 tem sido uma constante. Mas vamos imaginar que alguém que tenha uma Playstation 4 não teve a consola anterior da Sony. Devido à inexistência (forçada ou não) de retro compatibilidade entre as duas consolas, essas pessoas vão perder alguns dos títulos mais brilhantes alguma vez feitos. E a série Uncharted é, inquestionavelmente, uma das melhores dessa geração. Aqui têm a possibilidade de ter uma das melhores experiências da geração passada, sem ter de comprar a “antiga” consola da Sony. Para além disso, este não é um jogo onde lhe deram 60fps e o meteram a correr na nova plataforma. São os três títulos da série, devidamente refinados.

UnchartedDC (2)

Como já referi, em 2007, Drake’s Fortune já era visualmente deslumbrante, e melhor ainda foram as suas sequelas. Eram tão bons neste campo que, mesmo comparando com outros títulos construídos de raiz para a Playstation 4, conseguem ser lindíssimos. É, de facto, um feito de tal forma impressionante, que com apenas ligeiras afinações, estes três títulos conseguem estar a par daquilo que se faz nos dias que correm. Todos os jogos envelheceram imensamente bem. A grande diferença no aspecto visual acaba por ser os 60fps a que os três jogos correm. A fluidez de movimentos é muito superior, quer nas secções de acção, quer nas secções de exploração. Os momentos chave, únicos e inesquecíveis, ainda vão surpreender qualquer um. A interessante narrativa e os icónicos personagens fazem de Uncharted uma aventura digna de ser apreciada pelo maior número de jogadores possível. A presença dos três jogos acaba por criar uma excelente colecção, de valor mais que justificável, onde felizmente a narrativa se sente longa e coesa. Contem com pelo menos umas vinte e cinco horas para os três títulos. Só é pena terem tirado os modos multiplayer, algo que acaba por ser perfeitamente compreensível e, sinceramente, acabaria por se tornar rapidamente obsoleto. A longevidade das três campanhas de single player consegue, por si só, mais do que justificar a compra desta colecção. Talvez o ponto menos positivo é o mesmo dos títulos originais: quando terminam não há grande razão para voltar a jogar, a menos que tenham gostado tanto que vão experimentar uma dificuldade superior ou coleccionar todos os segredos.

UnchartedDC (7)

Aquilo que fez da série Uncharted um marco na geração passada, está presente nesta colecção. Uma jogabilidade excelente, gráficos sublimes e uma história que se mantém interessante ao longo dos três capítulos. Olho para Nathan Drake Collection não como uma tentativa de reciclar conteúdo e fazer dinheiro, embora não seja totalmente mentira, mas como uma oportunidade de jogar novamente três dos melhores títulos dos últimos anos. É, por tudo isto, a melhor maneira de experienciar estes três títulos, pelo que, se ainda não o fizeram, vos encorajo vivamente. Obviamente que, para aqueles que já o fizeram, será mais difícil de vender o peixe, mas podem sempre enganar-se a vocês próprios com a desculpa “mas assim preparo-me para o Uncharted 4”.

up
Veredicto
É impressionante, mas esta série da Naughty Dog parece não ter envelhecido com os anos. Continua sublime, do início ao fim.
Plataforma
PS4
Produtora
Bluepoint Games
Autor: Ivan Cordeiro Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário