Wii Karaoke U

8
Longevidade: 8/10
Jogabilidade: 8/10
Gráficos: 7/10
Som: 9/10

Repertório de músicas em constante crescimento | Gamepad permite multifunções

Ainda “só” 1500 músicas

A JOYSOUND e a Nintendo já cooperaram diversas vezes no passado, mas esta é a primeira vez que lançam um jogo karaoke também na Europa. Mas este não é um simples jogo que se compra e se passa a ter todas as músicas do mundo para sempre. É antes uma aplicação que vai sendo actualizada com o tempo através da disponibilização de mais músicas, sendo que na data do seu lançamento (já está disponível) conta com 1500 faixas. O repertório engloba músicas de todas as décadas possíveis e, para além de podermos fazer a pesquisa por artista, música e género, temos também a possibilidade de procurar em colecções específicas, como músicas de Natal, top músicas do mundo, músicas boys/girls band,”Songs to Kick Off a Season”, ou seja, músicas que animam logo a malta (bom para quem precisar de um empurrãozinho extra). A escolha é imensa e, sendo este um jogo muito amado no Japão, não podiam faltar também centenas de músicas japonesas.

04 Wii Karaoke U
Em vez de comprarmos, podemos apenas alugar esta aplicação por um certo período de tempo. Existem pacotes (tickets) de 1 hora (1.99 euros), 24 horas (4.99 euros) e 30 dias (14 euros). Os tempos dos pacotes não podem ser pausados obviamente e a utilização desta aplicação requer uma ligação à Internet. O facto de esta ser uma aplicação online vai fazer com que possamos contar com cada vez mais músicas graças aos constantes updates.

02 Wii Karaoke U
Quanto ao microfone, podemos usar o inserido no Wii U Gamepad ou comprar um à parte que tenha entrada USB. E podemos falar aqui da particularidade do Wii U Gamepad, ou melhor, do seu ecrã. Porquê escolher esta versão e não outra das centenas que há por aí? O menu visível no comando é intuitivo e a apresentação amigável. Nada é partilhado de forma confusa, apesar da grande quantidade de elementos. O facto de termos um ecrã disponível no comando permite-nos navegar no menu enquanto outra(s) pessoa(s) canta(m) através do microfone USB, fazendo com que possamos escolher entretanto a próxima setlist. É como que se tivéssemos todo um segundo computador dentro do comando.

11 Wii Karaoke U
Podem ser conectados até 3 microfones, mas obviamente que mais pessoas podem cantar num mesmo micro. No entanto, esta é uma característica importante e que devemos salientar, pois todo o jogo funciona à base do rating. Este está dividido em 3. No Standard Rating é-nos apresentado um número que vai até 100, dependendo da nossa performance. Apenas isso, sendo o mais básico deles todos. O In-Depth Rating já nos revela graficamente 6 aspectos essenciais: Melody, Timing, Smoothness, Technique, Vibrato e Glissando. Depois temos o Online Rating que é basicamente o mesmo que o In-Depth Rating, mas os nossos resultados são comparados com outros jogadores de todo o mundo (será que conseguimos fazer uma melhor pontuação do que os japoneses?).

07 Wii Karaoke U
Quem tiver vergonha de cantar pode sempre usar o Wii Remote (até 4 comandos) para acompanhar a música através de um instrumento musical. Esta vertente é no entanto bastante limitada. O botão “B” serve para tocar e os “1” e “2” para trocar de instrumento. Vamos ser sinceros e dizer que quem pega neste jogo é mesmo para cantar.

06 Wii Karaoke U
Voltando ao que interessa, não podemos deixar de referir também o modo Karaoke Battle. Até 10 jogadores podem competir num total de 2 grupos, num jogo que vai de 1 a 10 rondas. Ou escolhemos o tema musical de cada ronda ou deixamos o computador trabalhar um bocadinho. É aqui que o espírito multiplayer local entra em cena. É aqui que a Nintendo brilha. Enfim, Wii Karaoke U é um jogo/aplicação que vai além da simples cantoria. Deixa-nos decorar o nosso palco, os nossos fatos (os Miis não podiam faltar, claro), compara as nossas estatísticas com as do resto do mundo, revela-nos os nossos pontos fortes e fracos. Wii Karaoke U consegue introduzir personalidade num jogo que aparentava ser bastante simples e, com o número de músicas em constante crescimento, podemos dizer que rapidamente iremos poder contar um repertório super completo.

Autor: Luis Teixeira Pesquise todos os artigos por

2 Comments on "Wii Karaoke U"

  1. ines gomes 3 April 2016 at 17:18 - Reply

    porque eque nao tanbem para a wii ?

    • Luís Teixeira 4 April 2016 at 18:28 - Reply

      Porque as músicas são escolhidas de forma online e a Wii já não suporta esse modo. E também porque a Wii já faz parte da geração anterior.

Deixe aqui o seu comentário