Wii Party U

9
Longevidade: 9/10
Jogabilidade: 10/10
Gráficos: 7/10
Som: 7/10

Enorme variedade de mini-jogos que faz excelente uso do GamePad | Uma das melhores experiências multiplayer local alguma vez tidas

Jogos impossíveis de jogar em modo singleplayer | Modo online limitado

Se há coisa que não falta em Wii Party U são mini-jogos. São 80 ao todo. Quando liguei o jogo nem soube para onde me virar primeiro. Existem para todos os gostos e para serem jogados de todas as formas. Jogos para serem jogados com a televisão desligada, jogos para serem jogados com o GamePad, jogos para serem jogados com o Wii Remote (é por isso que o pacote vem juntamente com o comando da Wii), jogos para singleplayer, multiplayer. Não existe uma narrativa. É jogo atrás de jogo. Por isso, como começar? Vamos então por partes.

06_imagens_wii party u

A secção TV Party apresenta uma colecção de jogos de tabuleiro, alguns ao estilo Mario Party, outros nem tanto. Dentro desses 5 temos por exemplo, o Highway Rollers. Aqui a posição ganha nos mini-jogos influência o número de dados que vamos obter. Ao fim de cada ronda, é a vez de mais um mini-jogo. É claro que vamos poder encontrar casinhas que nos vão oferecer mais minijogos. GamePad Island é algo semelhante, mas bastante mais focado no próprio GamePad. O número de casas é escolhido através de joguinhos a servir de dados no próprio comando. Já os mini-jogos também são eles maioritariamente focados no comando principal da Wii U. Em Mii Fashion Plaza temos de calhar nas casas certas para podermos comprar uma certa indumentária (sapatos, calças, camisolas e chapéus) antes de chegarmos à meta e recolhermos pontos. Se houver uma coincidência entre todas as peças de roupa (pertencerem todas a um astronauta, a um cowboy,..), a pontuação final vai ser ainda maior. Juntando a isso temos os obrigatórios mini-jogos que nos vão permitir arrecadar outras regalias como o roubar uma peça ao nosso colega. Esta secção é especialmente dedicada aos jogadores que preferem concentrarem-se no ecrã gigante da televisão. Apesar dos jogos serem todos diferentes do que já vimos até agora, depressa nos vamos sentir em casa.

07_imagens_wii party u

Casa é a palavra-chave para a próxima secção. A secção House Party substitui os tabuleiros de minijogos pela diversão em toda a casa. Esta é óptima para as tardes ou noites mais festivaleiras, visto que nos vai obrigar a praticar costumes menos comuns. Dos 8 jogos destaco o Name that Face. Aqui é dada uma palavra ao possuidor do GamePad e este tem de fazer uma careta (e tirar uma fotografia através da câmara do comando) que vá ao encontro dessa palavra. Os restantes têm de adivinhar depois o que esse tentou fazer. Destaco também o Sketchy Situation. A fotografia da nossa careta é substituída pela caneta stylus. A nossa função é desenhar em apenas 15 segundos no GamePad a palavra que nos é dada. Todos recebem a mesma palavra. Todos menos um que recebe uma parecida (por exemplo, os outros recebem a palavra “casa” e apenas um a palavra “mansão”). O objectivo agora é tentar descobrir qual dos desenhos é supostamente diferente dos outros. Outro destaque meu é o Button Battle. O GamePad é colocado na mesa juntamente com alguns Wii Remotes. Cabe-nos agora carregar nos diferentes botões dos vários comandos à medida que estes nos são apresentados no ecrã: “Dininho, carrega no botão B do comando da Wii”, “Edinho, cala-te e carrega no cursor do comando da Wii U, já!”. A parte interessante é que temos de ficar lá com os dedos até receber instruções contrárias, o que origina uma divertida salgalhada. São jogos como estes que vão arrancar as maiores gargalhadas dos jogadores e originar uma diversão constante.

09_imagens_wii party u

Se até agora era obrigatório possuir também um Wii Remote, tudo muda com a secção GamePad Party. Aliás, nesta secção nem precisamos de televisão. Todos os jogos são jogados, usando exclusivamente os botões e ecrã do GamePad. Existem jogos em modo cooperativo e modo competitivo. No Tabletop Football o comando transforma-se numa pequena mesa de matraquilhos. As regras são simples: marcar golos. No Tabletop Baseball temos de acertar com o taco nas bolas lançadas pelo nosso adversário. No Stumped é necessário trabalhar em conjunto de forma a serrar um tronco. Cada jogador pega numa das partes da serra e tenta fazer o seu melhor. Em Splish-Splash Boats situamo-nos dentro de um barquinho e cada jogador rema do seu lado. A finalidade é recolher as bolas todas. Graças à natureza desta secção, quem não quiser ter nada a ver com videojogos, pode mudar de canal para a sua série favorita enquanto os restantes se divertem com o comando.

08_imagens_wii party u

Notei que foi dada grande importância ao modo multiplayer local, visto que alguns jogos só podem ser mesmo jogados com um amigo ao nosso lado. Por um lado é um aspecto menos positivo, por outro obriga-nos a convidar pessoal a nossa casa, coisa que acontece infelizmente cada vez menos. Quero destacar agora um jogo chamado Demolition Row. Este é uma variante de Tetris, mas com mini-jogos pelo meio. Digo-vos, só esse jogo podia muito bem encontrar-se a preço reduzido na eShop. É mais completo do que alguns dos outros que se encontram lá.

05_imagens_wii party u

Com isso ainda não falei dos inúmeros mini-jogos que podemos encontrar em Wii Party U. É claro que também os podemos jogar um a um nos modos Minigame Collection ou Freeplay Challenge ou em competições mais básicas como em Battle of the Minigames ou Tabletop Tournament, mas são estes mini-jogos que nos vão aparecendo por vezes nos vários tabuleiros. Fugir das bolas de bilhar, acertar com estrelas nos ninjas, contar as peças de dominó que caíram, acertar com o Wii Remote nos OVNIS, marcar cestos com bolas de basquete, dirigir carrinhos eléctricos, dar saltos de ski, fotografar pássaros, decorar os carros que passaram… Podia estar aqui o dia todo. Existem jogos que puxam pelos nossos reflexos, pela nossa capacidade de visão, timing, memorização. Tudo é posto em prova aqui e o mais importante é que são do mais divertido que há. Pelos jogos em si e pelo simples facto de ser uma óptima desculpa para juntar amigos em casa, esta é capaz de ser, juntamente com o famoso NintendoLand, a melhor colecção de mini-jogos que a Nintendo já nos ofereceu até agora. Em termos de qualidade e quantidade. Como cereja no topo do bolo, Wii Party U encontra-se totalmente localizado em português. Isto é uma mais-valia principalmente para aqueles que desejam convidar familiares que não se sintam tão confortáveis com a língua inglesa. A imersão torna-se instantânea!

 

Autor: Luis Teixeira Pesquise todos os artigos por

Deixe aqui o seu comentário